Contente
Muitos acreditam que têm metabolismo acelerado e, por isso, não engordam. Outras dizem que não conseguem perder peso por reagirem de forma mais lenta. No entanto, o que poucos sabem é que o metabolismo pode ser calculado e controlado. Aprenda como fazer isso corretamente.
Aprenda a calcular o seu metabolismo (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Índice Metabólico Basal
O Índice Metabólico Basal (IMS) determina quantas calorias um indivíduo necessita para que o corpo e os órgãos internos funcionem de forma adequada. É considerado para tal cálculo um período de repouso de 24h, em jejum por pelo menos 12h, à temperatura corporal normal.
Levantando dados
Antes de calcular o IMS, é necessário coletar alguns dados. É preciso saber o peso do indivíduo em quilogramas, a altura em centímetros, a idade em anos, além da taxa de atividade. O último item é definido de acordo com a seguinte tabela: Sedentários = 1,2; Levemente ativo = 1,375; Moderadamente ativo = 1,65; Altamente ativo = 1,725; Extremamente ativo = 1,9.
Realizando o cálculo
Para realizar o cálculo da IMB (em K/h/m²) de um indivíduo do sexo masculino deve-se utilizar a seguinte equação: TMB (h) = Taxa de atividade x {66 + [(13,7 x Peso) + ( 5 x Altura) - (6,8 x Idade)]}; No caso das mulheres, a equação é a seguinte: TMB (m) = Taxa de atividade x {655 + [(9,6 x Peso) + (1,8 x Altura) - (4,7 x Idade)]}
Comparando resultados
O corpo humano necessita, no mínimo, de 38 a 40 Kcal/h/m². Valores muito superiores a esse intervalo indicam um metabolismo acelerado, enquanto os inferiores sugerem o oposto. É importante lembrar, porém, que esses números estabelecem médias recomendáveis. Não deixe de agendar consultas com profissionais de nutrição, da área da saúde e de educação física.