Contente
Populares por décadas, os sapatos modelo Mary Jane apresentam uma abertura simples na parte superior, semelhante a um sapato de balé, com uma pequena alça que cruza o dorso do pé. Esse calçado é um projeto simples para iniciantes. Apenas pontos básicos, incluindo o correntinha, o ponto baixíssimo, o ponto baixo e o meio ponto alto, são usados. Cada sapato é feito em forma de peça única e somente a parte que junta os lados do calcanhar necessita costura.
Instruções
Um par de sapatos Mary Jane necessita menos de 85 g de lã (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Faça três correntinhas. A seguir, use o ponto baixíssimo na terceira corrente a partir do gancho para formar um anel. Faça uma correntinha. Faça seis pontos baixos dentro do anel para formar a primeira fileira. Faça o último ponto. Não os junte. Na segunda fileira, faça dois pontos baixos dentro de cada ponto baixo da primeira fileira. Marque o último ponto. Na terceira fileira, faça um ponto baixo no primeiro ponto baixo da fileira anterior e dois pontos baixos no segundo. Continue alternando entre um e dois. Faça pontos baixos em cada ponto da segunda fileira. A terceira possuirá 18 pontos baixos. Marque o último ponto.
-
Faça uma correntinha. Mude para meio ponto alto. Continue fazendo crochê em espiral, com um ponto em cada ponto da fileira anterior, até que você tenha completado oito fileiras de meio ponto alto.
-
Faça duas correntinhas e vire.
Ponteira
-
Trabalhe em meio ponto alto em cada um dos 15 pontos da última fileira da ponteira, deixando três pontos abertos. Faça duas correntinhas e vire. As próximas sete fileiras serão trabalhadas em meio ponto alto. Na segunda fileira dessa porção lateral do sapato, aumente um ponto em cada finalização da fileira, para um total de 17 pontos na segunda fileira. Faça duas correntinhas e vire.
-
Faça meio ponto alto em cada ponto da fileira anterior. Ao final de cada fileira, faça duas correntinhas e vire. Complete seis fileiras, para um total de oito nas porções laterais do sapato.
-
Faça mais duas fileiras para completar o sapato, com pequenas modificações. Na nona fileira, faça meio ponto alto nos pontos 1 até o 7. Faça um ponto alto nos pontos 8, 9 e 10. Finalize a fileira com meio ponto alto do ponto 11 ao 17. Faça duas correntinhas e vire. Repita os pontos da nona fileira para fazer a décima e a fileira final do sapato. O aumento da altura das duas últimas fileiras formará um cone que não permitirá que o pé escorregue.
Laterais e calcanhar
-
Vire o sapato do avesso. Dobre as laterais superiores para que fiquem alinhadas. Passe cerca de 45 cm de lã pela agulha. Costure a parte traseira do calcanhar do sapato e finalize a costura. Vire-o do lado certo.
-
Comece a fazer a tira, inicie com uma corrente de aproximadamente 10 cm de comprimento. Faça uma correntinha e vire. Faça uma fileira de ponto baixo através da corrente, utilizando um ponto para cada corrente. Faça uma correntinha e vire. Repita para fazer a segunda fileira de ponto baixo. Finalize.
-
Experimente o sapato. Se você pretende prender a tira do lado de dentro do sapato, vire-o do avesso antes de calçá-lo. Coloque a tira sobre o dorso do seu pé, onde deseja que ela fique permanentemente. Use alfinetes para prender as pontas da tira. Use lã e agulha para costurá-la no lugar. Finalize o ponto e corte o excesso. Se desejar, costure um botão decorativo do lado de fora do sapato, onde a ponta da tira sobrepassa sua lateral.
Finalizando
Aviso
- Se os pontos estiverem incomodando, coloque um par de palminhas de espuma dentro dos sapatos antes de usá-los.
O que você precisa
- 85 gramas de lã
- Agulha de crochê 4 mm
- Marcadores de ponto
- Agulha de lã
- 2 alfinetes
- 2 botões (opcional)