As semelhanças entre os católicos romanos e os luteranos

Autor: Charles Brown
Data De Criação: 6 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 15 Dezembro 2024
Anonim
As semelhanças entre os católicos romanos e os luteranos - Artigos
As semelhanças entre os católicos romanos e os luteranos - Artigos

Contente

No ano de 1517, Martin Luther, um monge católico, postou suas "95 teses" contra a prática das indulgências pelos católicos romanos. Essa ação posteriormente causou sua ruptura com a Igreja Católica Romana e a fundação do Luteranismo. Com uma conexão tão próxima com o Catolicismo, no entanto, o Luteranismo tem mais semelhanças com ele do que diferenças.


Muitas igrejas luteranas compartilham um gosto por arquitetura ornamentada com as igrejas católicas (catholic cathedral image by Kostyantyn Ivanyshen from Fotolia.com)

A Santíssima Trindade

Tantos os católicos quanto os luteranos acreditam na Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essas três partes constituem um deus monoteísta e não se adequam ao politeísmo. Adicionalmente, ambos os ramos acreditam que Jesus Cristo cumpriu o papel de "Filho" na Trindade.

A Bíblia

Ambas as denominações acreditam na Bíblia como a palavra de Deus; no entanto, existem algumas diferenças entre a aplicação prática da sua crença. Os luteranos acreditam na "sola scriptura", que significa "única escritura", enquanto os católicos acreditam na autoridade dos apóstolos e do papa para interpretar as escrituras. Nenhuma denominação ensina ou pode dar ensinamentos contrários à Bíblia, no entanto.


Crenças ecumênicas

Ambas as igrejas seguem as três crenças ecumênicas: o credo dos apóstolos, o credo niceno e o credo de Atanásio. Ambas acreditam que essas crenças são declarações rigorosas da fé.

Liturgia

A liturgia se refere às cerimônias e celebrações dispostas pela lei da igreja e ambas se classificam como litúrgicas. A mentalidade de culto é metódica, baseada na escritura e conhecimento da eucaristia.

Eucaristia

Tanto os luteranos quanto os católicos romanos acreditam na "presença real" de Jesus Cristo durante a eucaristia, mas com pequenas variações. Os católicos acreditam na transubstanciação, a crença em que o pão e o vinho se transformam completamente no corpo e sangue, enquanto os luteranos acreditam que os elementos mantêm suas propriedades originais de pão e vinho durante essa transformação, uma crença conhecida como "união sacramental".


Sacramentos

Tanto os católicos romanos quanto os luteranos têm um sistema de sacramentos, rituais para conseguir a graça de Deus, mas o número e natureza deles varia. Os católicos têm sete sacramentos: batismo, comunhão/eucaristia, reconciliação (ou penitência), confirmação (ou crisma), ordem, matrimônio e unção dos doentes. Os luteranos têm dois sacramentos: batismo e eucaristia.

Pecado original e batismo de crianças

Tanto os católicos quanto os luteranos praticam o batismo especificamente para crianças, junto com o batismo de adultos. Ambos acreditam que Deus ordenou o batismo para a limpeza dos pecados e que cada bebê nasce com o pecado original vindo de Adão e Eva, e que, portanto, precisa do batismo para ser limpo.

Justificação

Aparentemente, existem grandes diferenças entre as crenças dos católicos romanos e os luteranos em relação à justificação, mas o princípio subliminar permanece sendo bastante semelhante. O conceito luterano de "pela fé somente" significa que os pecadores recebem a salvação apenas pela sua fé em Cristo e não por suas boas ações. A igreja católica também ensina que a fé no Cristo salva, mas que as boas ações também são significantes quando a verdadeira justificação ocorreu dentro de um indivíduo.