Contente
As tornozeleiras geralmente envolvem a arcada plantar e estendem-se a partir de um quarto até a metade do caminho entre o tornozelo e o joelho. Normalmente, elas são utilizadas para dar mais estabilidade a tornozelos fracos ou lesionados durante o período de recuperação, permitindo ao usuário a realização de atividades — ou de mais atividades — mais cedo do que ele poderia sem esse tipo de equipamento.
Uma tornozeleira (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Movimento das articulações
A maioria das tornozeleiras é projetada para limitar o movimento lateral (de lado a lado) do tornozelo, seja através de construção rígida ou de molas resistentes, permitindo a flexão total ou limitada e extensão da articulação do tornozelo.
Imobilização
Em casos raros, pode-se utilizar tornozeleiras que permitem suportar o peso corporal, mas elas são completamente rígidas, de modo que não é possível mover o tornozelo em qualquer direção.
Compressão
Também incluídas na categoria das tornozeleiras ou suportes estão as meias de compressão, que ajudam a reduzir o inchaço em torno de um tendão de Aquiles lesionado.
Quente e frio
As tornozeleiras também podem vir com inserções quentes e frias que podem ser refrigeradas ou aquecidas para reduzir a inflamação ou aumentar a circulação, respectivamente.
Alternativas
A utilização de ímãs é uma maneira popular, ainda que não comprovada cientificamente, de tratar a dor nas articulações. Algumas tornozeleiras incorporam ímãs ou envoltórios magnéticos para atender aqueles que acreditam na terapia magnética.