Contente
Um fluxograma é um tipo especial de gráfico descrevendo as etapas de uma tarefa ou um algoritmo. Cada fluxograma é constituído por uma série de formas geométricas, cada uma delas correspondendo a uma ação específica, enquanto as setas orientam os leitores através das diferentes etapas necessárias depois de cada decisão. Aprender a criar fluxogramas não é uma tarefa extremamente difícil, mas, como seu design é padronizado, é necessário memorizar a forma adequada para representar cada passo.
Instruções
Fazer um fluxograma não é difícil (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Pratique dividindo atividades em etapas individuais. Comece com as suas cotidianas, como tomar banho ou atravessar a rua e veja quantos passos você dá sem perceber, como ajustar a torneira de água fria quando a água está muito quente. Faça uma lista dessas ações em um bloco de notas.
-
Estude os símbolos para fluxograma e memorize o que cada forma representa. Por exemplo, a oval sempre denota o início ou o final de uma ação, enquanto os losangos simbolizam decisões. Use o manual de símbolos no FlowBreeze - disponível na seção de Referências - para isso.
-
Use as setas para conectar dois símbolos e também mostrar ao leitor onde ele deve ir. A utilização de setas é especialmente importante em fluxogramas complexos, contendo muitas decisões e um caminho distinto de tarefas para cada decisão. Deixe um espaço grande entre as formas para por as setas. Assim, os leitores podem acompanhar facilmente.
-
Crie fluxogramas de suas ações cotidianas, com base na lista de ações que você escreveu no bloco de notas. Comece com uma forma oval e liste todas as ações em retângulos e losangos, para indicar quando precisa tomar decisões.
-
Crie fluxogramas para tarefas simples de computador, como criar e imprimir um documento ou instalar um programa. Dessa forma, você pode praticar o uso de símbolos especializados, como os de paralelepípedo para entrada e saída de dados ou a forma da letra "D" para simbolizar atrasos.
Dicas
- Os programas Microsoft Word, Excel e PowerPoint 2010 permitem que você crie fluxogramas, usando uma barra de ferramentas especializada. Vá para o menu "Inserir" e clique em "Formas". Na lista que aparece, você pode encontrar todos os tipos de forma e setas que precisa para criar um fluxograma digital.