Como fazer um fluxograma do processo de atendimento ao cliente

Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Elaboração de Fluxogramas de Processos
Vídeo: Elaboração de Fluxogramas de Processos

Contente

Como fazer um fluxograma do processo de atendimento ao cliente. Ao abordar as questões de atendimento ao cliente, é aconselhável clarificar seu processo usando um fluxograma, que é uma "lista" elementar de procedimentos organizada segundo uma estratégia. Usar um fluxograma do processo de atendimento ao cliente pode ajudar os funcionários a lidar com os consumidores de uma maneira que represente a metodologia geral de atendimento da empresa. O fluxograma pode ser particularmente útil como uma ferramenta visual em um escritório de vendas ou em um call center.


Instruções

Faça um fluxograma de atendimento ao cliente
  1. Sugira ideias para as partes do quebra-cabeça do atendimento ao cliente. Comece listando as formas gerais de abordagem das questões de atendimento ao cliente e liste também possíveis situações.

  2. Apresente um "ponto de partida". Para chamadas telefônicas, isto seria a chamada inicial. Para um fluxograma de atendimento ao cliente mais geral, isto seria um tipo de situação de atendimento ao cliente, como um cliente que esteja com um produto danificado.

  3. Aplique seus métodos de acordo com a situação. Comece com um componente em uma "caixa" para identificar o seu cenário e então use sucessivas caixas para descrever métodos, estratégias ou coisas que você ou outras pessoas podem dizer ou fazer para resolver a situação. Para cada passo, identifique todos os resultados potenciais com caixas apontando em direções diferentes, unidas pelas linhas da cronologia.


  4. Identifique resultados positivos como "extremidades". Resolver seus fluxogramas de atendimento ao cliente significa encontrar soluções para os cenários. O fluxograma oferece os caminhos para os funcionários buscarem esses objetivos positivos.

  5. Analise o fluxograma em conselho ou com superiores, ou com aqueles que estão no processo de atendimento ao cliente, para testar o diagrama e ter certeza de que ele faz sentido. Faça as alterações necessárias para refletir as respostas acordadas de senso comum aos desafios do cliente.