Contente
A imagem de uma árvore pode ter vários significados e a simbologia dela é um foco popular, quando o assunto é tatuagem. Embora uma árvore generalizada possa significar vida ou força, tipos específicos da planta podem implicar um significado mais complexo.
O significado de uma tatuagem de árvore pode depender da árvore retratada (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Origens simbólicas
Muitas mitologias se baseiam em uma árvore. A história da criação judaico-cristã é uma aplicação bem conhecida da "Árvore da vida". Esse conceito também aparece no antigo Egito, na Palestina e na Escandinávia. As tatuagens que incorporam essas ideias muitas vezes aparecem com raízes e galhos entrelaçados em um círculo.
Outros mitos
O Buda encontrou o esclarecimento embaixo de uma árvore de Bodhi e, para as pessoas célticas, as árvores eram ancestrais dos homens. Acreditava-se que elas têm espíritos vivos e as árvores célticas são tatuagens populares. Esse tipo de desenho também significa as crenças dos Druidas.
Significados modernos
As tatuagens de árvores fornecem meios gráficos para contar histórias pessoais. Algumas delas têm histórias detalhadas na casca, enquanto em outras os galhos criam uma estrutura perfeita de um significado mais literal, como a tatuagem de uma árvore familiar ou genealógica.
Aplicações artísticas
As tatuagens de árvores podem ser significantemente complexas com outras formas ou símbolos escondidos dentro delas; os galhos nodosos de carvalhos são populares nesse caso. As árvores também podem ser usadas para juntar tatuagens já existentes.
Árvores específicas
O significado de uma tatuagem depende do tipo da árvore. Ciprestes simbolizam um entendimento do sacrifício e a macieira têm sido associada com a imortalidade há muito tempo. Tatuagens de cerejeiras são um símbolo da força feminina e os salgueiros são um símbolo de luto, cura e conhecimento.