Contente
A ultrassonografia transvaginal é feito como parte de um exame de ultrassom pélvico. Uma câmera especial, chamada transdutor, é inserida no canal vaginal para obter imagens dos órgãos pélvicos femininos. O ultrassom transvaginal produz imagens diferentes a partir de ultrassonografias abdominais.
A ultrassonografia transvaginal produz imagens mais detalhadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Imagens detalhadas
A ultrassonografia transvaginal usa ondas de ultrassom de freqüência mais altas do que um ultrassom abdominal. Isso produz imagens mais detalhadas.
Imagens mais nítidas
Os gases intestinais e gordura contribuem para imagens granuladas em um ultrassom abdominal. Estes são problemas muito menores em um ultrassom transvaginal, e as imagens são menos propensas a apresentar granulações.
Endométrio
O endométrio é o interior do revestimento do útero, que não pode ser bem visto usando um ultrassom abdominal. Um ultrassom transvaginal proporciona uma vista detalhada do endométrio e quaisquer conteúdos que podem estar presentes.
Útero
Enquanto o útero pode ser visto com um ultrassom abdominal, é visto com maior detalhamento através de um transvaginal. Tumores claramente delineados e outras estruturas podem ser vistos mais nitidamente se usado um ultrassom transvaginal.
Folículos ovarianos
Os ovários são muito menos suscetíveis de serem vistos com um ultrassom abdominal. A ultrassonografia transvaginal mostra os ovários com mais freqüência, e os folículos ovarianos podem ser vistos e examinados.