Contente
Largar as drogas pode ser uma tarefa extremamente difícil e levar muito tempo. A vida de um viciado em drogas traz muito sofrimento não só para o indivíduo dependente químico, mas também para todas as pessoas ao redor. O primeiro passo para combater o vício e a dependência é assumir que existe o problema. Em muitos casos, a ajuda de clínicas de reabilitação é indispensável. Tudo depende do estágio de dependência e do tipo de droga. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo no combate as drogas.
Instruções
O primeiro passo para combater o vício e a dependência é assumir que existe o problema (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)-
Para se afastar definitivamente das drogas, o primeiro passo é reconhecer o problema e ter o desejo e a força de vontade para viver sem as substâncias que fazem mal. A decisão pessoal é fundamental no árduo caminho da reabilitação.
-
Grande parte da reabilitação ocorre quando se procura ajuda externa. Raros usuários conseguem parar um vício sem ajuda. Por isso, procure grupos de apoio e participe das reuniões, exponha seu problema para quem pode ajudar. Grupos como o Viva Sem Drogas e o A.A. (Alcoólicos Anônimos) são responsáveis pela reabilitação de milhares de pessoas. No caso do A.A., há programas para combate de diversas substâncias, não apenas o álcool.
-
Tenha paciência. O processo de reabilitação pode durar muito tempo. Ninguém consegue tratar de uma dependência química do dia para a noite. Portanto, saiba que os resultados devem ser obtidos em uma estratégia de longo prazo.
-
É fundamental afastar influências negativas perto de você. Isso porque é muito fácil para um ex-dependente cair em tentação e utilizar novamente a substância indesejada. Se for necessário, afaste certos amigos e pare de frequentar ambientes onde há drogas à disposição.
-
Quando estiver afastado de uma substância por muito tempo, é natural desenvolver crises de abstinência. Para combater a fissura das drogas, procure atividades positivas que preencham sua mente e alimentem seu corpo. Uma boa dica é aprender um instrumento musical e praticar esportes. Atividades como yoga também ajudam a ocupar a mente.
-
Faça uma lista de coisas que você gostava de fazer, antes de ficar viciado em drogas. Então, volte a fazer tudo o que o fazia feliz, como passear em parques, viajar, ir mais ao cinema etc.
-
Outra estratégia para combater a dependência do corpo em drogas é passar a ter uma vida mais saudável. Beba mais água, durma pelo menos 8 horas por dia e tenha uma alimentação balanceada. Cuidar do corpo ajuda e afastar a fissura da falta de drogas.
-
Esses foram apenas alguns passos que podem ajudá-lo a ficar longe das drogas. O fundamental é manter em mente a força de vontade de parar de usar drogas. Saiba que muitas pessoas também estão passando pelo mesmo problema e que há solução. Além disso, é preciso procurar ajuda profissional assim que possível, já que esse é um problema que raramente é resolvido apenas com força de vontade.
Dicas
- Seja honesto com você mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor. As chances de reabilitação são maiores se conseguir jogar limpo com você mesmo e com os outros.
Aviso
- Detectar a dependência de drogas cedo ajuda no tratamento, considerando que, quanto mais tempo estamos dependentes de uma substância, mais difícil é largá-la.
O que você precisa
- Paciência
- Entrar em contato com grupos de apoio e/ou clínicas de reabilitação
- Ajuda profissional
- Prática de esportes
- Beber bastante água
- Alimentação saudável
- Leitura e atividades mentais para focar a mente