Sintomas de câncer renal em cães

Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 22 Marchar 2021
Data De Atualização: 15 Dezembro 2024
Anonim
Sintomas de câncer renal em cães - Artigos
Sintomas de câncer renal em cães - Artigos

Contente

Felizmente, o câncer de rim não é muito comum em cães. Porém, é sempre uma boa ideia eliminar essa remota possibilidade. Se o seu cão desenvolver sintomas indicando problemas nos rins, informe o veterinário. Pode ser algo sem gravidade, mas, como diz o ditado, é sempre melhor prevenir que remediar.


Conheça os sintomas do câncer renal em cães (dog image by Ramona smiers from Fotolia.com)

Função

Os rins são responsáveis por filtrar as impurezas do organismo do cão e transportá-las para fora, por meio da urina. Quando os rins não estão funcionando adequadamente, eles irão parar esse processo, e as impurezas serão dispersadas no corpo do animal. Isso pode causar sérias complicações e uremia.

Tipos

Há dois tipos de câncer de rim que podem se desenvolver em cães, o primário e o secundário (metastático). Um câncer primário é aquele que se origina diretamente nos rins, enquanto o secundário se origina em outro lugar, mas se espalha para os rins. Um tipo específico de câncer renal é conhecido como cistadenocarcinoma renal, observado na raça pastor alemão.


Sinais

Os cães afetados pelo câncer renal podem desenvolver os seguintes sintomas: perda de peso, perda de apetite, letargia, aumento no consumo de líquidos, aumento na urina, sangue na urina, anemia e alteração no abdome. Nos casos de cistadenocarcinomas, os cães desenvolvem nódulos sobre a cabeça, pescoço e patas.

Diagnóstico

Frequentemente, quando levados ao veterinário, os cães com os sintomas acima fazem os seguintes exames: hemograma, urina, ultrassom abdominal, radiografia do peito e cirurgia exploratória.

Tratamento

Cães diagnosticados com câncer renal podem ter o rim afetado removido, mas apenas se a doença estiver isolada em um único rim. Eles também podem passar por tratamentos como hemodiálise e transfusões de sangue. Quimioterapia e radioterapia também podem ser indicadas.


Prognóstico

O prognóstico depende da localização do tumor e da tipologia. Cães cujos tumores são limitados a um rim, e que não se espalharam para outros órgãos, geralmente têm prognósticos melhores.