Contente
Os gatos não são portadores de nematódeos, mas é um equívoco comum pensar o contrário. Os seres humanos são os únicos que carregam nematódeos. Se o seu gato os possui, é mais provável que tenha sido infectado por vermes, lombrigas ou tênias. Seu gato pode ser infectado quando come pulgas ou piolhos infectados ou os vermes podem ser transmitidos a um gato por sua mãe, antes do nascimento. Ele também pode obter certos tipos de vermes através da ingestão de roedores infectados.
A infecção por vermes é uma questão de saúde que afeta gatos (cat image by matko from Fotolia.com)
Arrastando o ânus
Como os vermes irritam o ânus de um gato, um sintoma de uma infestação de vermes é se seu gato tenta coçar o ânus, arrastando-o pelo chão ou carpete.
Vômitos e diarreia
Seu gato pode vomitar uma tênia adulta que migrou para seu o estômago. Os vômitos e a diarreia são dois sintomas de vermes em gatos.
Matéria fecal
Você pode começar a notar os segmentos da tênia dentro das fezes do gato. Os segmentos serão parecido com grãos de arroz branco. Se ele tiver um ancilostomíase, você verá sangue digerido em suas fezes.
Aparência
A pelagem de seu gato pode apresentar opacidade e ausência de brilho. Pode parecer que ele está mal tratado. Ele começará a perder peso. Essa perda de peso ocorrerá ainda que ele esteja sempre com fome. O aumento do apetite é um sintoma de vermes. Um abdômen protuberante também é um sintoma.
Tosse
Se o seu gato tem lombrigas e elas infestam os pulmões, a tosse ocorrerá. O gato pode pegar uma pneumonia e pode desenvolver problemas respiratórios também.
Tratamento
Se você suspeitar que seu gato tem vermes, leve-o a um veterinário. Um veterinário será capaz de prescrever um efetivo medicamento de desparasitação que eliminará os vermes. Uma vez mortos, eles serão digeridos junto com a comida do seu gato. Podem ser necessários ciclos repetidos para assegurar que todos os vermes e ovos sejam eliminados. Em raros casos de ancilostomíase, os gatos podem necessitar de uma transfusão de sangue. A única razão para a necessidade disso seria por causa de uma anemia grave.
Prevenção
Ciclos de desparasitação regulares devem ser mantidos para evitar a infestação por vermes em gatos. Controle e limite o contato do seu gato com o solo ou a sujeira que pode ter vermes em seus estágios larvais e ovos. Evite que seu gato cace e coma pássaros e roedores. Mantenha a área onde seu animal dorme limpa. Talvez você queira começar a verificar a matéria fecal do seu gato duas vezes por ano para ter certeza de que ele permanece livre de vermes. Leve uma amostra de fezes para o seu veterinário para que ela seja testada.