Contente
A sudorese noturna acontece por diversos motivos. Além da possibilidade de que possa indicar uma condição mais grave, é também possível que uma criança fique desidratada devido a um suor noturno contínuo.
A sudorese noturna pode ser um sintoma de diversas doenças (sleeping beauty image by anna karwowska from Fotolia.com)
Identificação
A sudorese noturna pode ser algo simples como a presença de muitas camadas de roupa na criança quando dorme, estar debaixo de muitos cobertores quentes ou em um quarto que está mais quente que o normal. No entanto, há muitos casos em que o suor noturno é resultado de algo mais sério. Quando os médicos buscam o diagnóstico da condição, eles começam com uma série de perguntas que ajudam a eliminar as causas óbvias de roupas e cobertores, e então tentam determinar se essa ocorrência é indicação de uma patologia médica.
A indicação de que alguém está sofrendo sudoração noturna é continuamente acordar com roupas e lençóis encharcados.
Hipertireoidismo
Algumas crianças chegam a perder um litro de suor por hora enquanto dormem. Isso pode ser resultado de um hipertireoidismo, que é uma superatividade da glândula tireoide, produzindo hormônios em excesso. O suor noturno em uma criança com essa condição é geralmente acompanhado de fadiga, dor abdominal e perda de peso inexplicável.
Câncer
Suores noturnos podem também ser um dos primeiros sinais de câncer. O linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin lista o suor noturno como um sinal de alerta precoce em adultos e crianças. Ele também pode ser resultado da formação de um tumor no fígado ou do início de um melanoma maligno, uma forma de câncer de pele. Em muitos destes casos, a condição ocorrerá sem a presença de febre na criança. Caso isso aconteça, é importante levar a criança a um médico o mais rápido possível.
Tuberculose
Uma criança que contraiu tuberculose também terá sintomas de suor noturno. Essa doença é uma infecção bacteriana que ataca principalmente os pulmões, podendo se espalhar lentamente. O sistema imunológico do corpo às vezes é capaz de conter e combater as bactérias da tuberculose, mas se ele deixar de reagir, o sistema imunológico torna-se incapaz de combater as bactérias nos pulmões e em outros órgãos internos conforme ela se espalha. Um dos sinais de uma batalha perdida contra a doença é uma febre alta e sudorese noturna.
HIV
Sintomas de gripe em uma criança, que incluem febre e sudorese noturna incontrolável, podem indicar que ela tenha contraído o vírus da imunodeficiência humana, mais comumente conhecido como HIV. Essa doença causa poucos sintomas, mas um deles é a sudorese noturna. Crianças podem entrar em contato com o HIV através de transfusões de sangue ou qualquer outro tipo de injeção, como uma vacina contra a gripe aplicada com uma agulha esterilizada indevidamente.
Potencial
Outras condições que podem resultar em suor noturno incluem a paralisia cerebral; distúrbios cerebrais; doenças auto-imunes, que acontecem quando o sistema imunológico da criança começa a atacar as células saudáveis do organismo; ou a doença do refluxo gastroesofágico, quando o estômago empurra continuamente seu ácido para dentro do esôfago. Esta lista não está completa, mas todas as razões apontadas são as mais comuns para a sudorese noturna em crianças