Contente
Tubos e outras peças de cobre podem ser soldadas utilizando vários metais com baixos pontos de fusão. Tradicionalmente, ligas de chumbo são utilizadas para soldagem de cobre, mas têm caído no desuso devido a preocupações com envenenamento. Atualmente, os tubos de cobre são soldados com fluidos livres de chumbo e ligas de prata. As ligas de chumbo ainda são utilizadas para soldagem de fios, circuitos elétricos e outras juntas de cobre. Independentemente da liga utilizada, a técnica é basicamente a mesma.
Instruções
Conexões soldadas de tubos de cobre (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Limpe a parte externa da extremidade do tubo com a lixa até que esteja brilhante. Limpe a parte interna do encaixe de cobre com a escova de tubo.
-
Escove uma generosa quantidade de fluido sobre a extremidade do tubo, cobrindo toda a circunferência. Repita na parte interna do encaixe de cobre, cobrindo toda a superfície interior na qual o tubo irá se encaixar.
-
Insira o tubo no encaixe. Acenda o maçarico e aqueça o encaixe uniformemente. Ocasionalmente, toque a solda de prata na junção do tubo com o encaixe. Se começar a derreter, continue a aplicar a solda ao redor de toda a junta. Continue aquecendo-a por alguns segundos.
-
Desligue o maçarico e deixe que a junta se esfrie por alguns segundos, até que a solda comece a endurecer. Você verá que ela mudará sua aparência de brilhante e ficará parecida com a solda não utilizada no rolo. Limpe a junta com o pano úmido para remover o fluido.
Tubo de cobre
-
Limpe o fio sólido com a lixa e remova o esmalte utilizado para cobri-lo. Limpe os blocos da placa de circuito com a borracha. Faça a conexão torcendo os fios juntos ou inserindo-os no buraco sobre a placa. Fios trançados não podem ser limpos, nesse caso, será necessário o ferro de solda.
-
Aplique uma pequena quantidade de solda com núcleo de resina ao ferro de solda. O ferro estará aquecido o suficiente quando a solda derreter ao tocá-lo. No caso de fio trançado, use o ferro de solda para aquecer o entrelaçamento e derreter um pouco de solda com núcleo de resina sobre ele, formando uma extremidade sólida e preparada para a conexão. Isso é chamado de estanhagem.
-
Comece aquecendo a conexão com o ferro de solda. Ocasionalmente, toque a solda à conexão; quando ela derreter, continue aplicando mais um pouco até que a conexão esteja coberta.
-
Remova o ferro da conexão e retorne-o para a sua base. Deixe a solda esfriar inteiramente antes de tocar nos fios.
Soldando fios de cobre
Dicas
- Sempre aqueça a junta ou conexão; não aqueça a solda diretamente. As melhores juntas são aquelas que derretem a solda e a puxam junto com o fluido. Isso proporciona uma boa ligação mecânica e elétrica.
O que você precisa
- Lixa
- Escova para tubos
- Solda de prata
- Fluído livre de cobre e escova
- Maçarico de gás propano
- Pano molhado
- Borracha
- Ferro de solda
- Fio de solda com núcleo de resina 60/40