Contente
Os ovos de pulgas de cachorros são difíceis de enxergar, mas a sua presença indica uma infestação por parasitas que pode ameaçar a saúde do cão.
Os ovos de pulgas são um sinal de infestação desse parasita (dog image by Peter Toth from Fotolia.com)
Identificação
Os ovos de pulgas são pequenos, de formato oval e cor branco pérola e medem aproximadamente 5 mm de comprimento. Podem ser vistos na pele do cão mas, por não serem aderentes, caem do animal com frequência, razão pela qual são encontrados na roupa de cama, mobília e carpete.
Ciclo
Os ovos de pulgas eclodem de um a dez dias depois de serem postos em um cão e caírem no lugar onde ele dorme ou brinca.
Prevenção/Solução
Para remover os ovos de pulgas das áreas onde o cachorro vive, é necessário aspirá-las e limpá-las. A prevenção é feita pelo combate às pulgas em todos os seus estágios: ovo, larva, pupa e adulto.
Advertência
Os ovos de pulga são sinal de uma infestação séria. As pulgas podem ser portadoras de tênias e doenças, e causam reações alérgicas com frequência. Um caso grave de infestação de pulgas pode levar à anemia no cão.
Concepções erradas
Os pequenos pontos pretos encontrados na pele ou na cama do cachorro são comumente considerados ovos de pulgas, quando na realidade são as fezes desse parasita, que ficam dessa cor por causa do sangue ressecado. Quando as larvas das pulgas eclodem, alimentam-se das fezes; ovos e fezes são encontrados juntos.