Contente
A soroconversão é o momento em que uma pessoa soropositiva tem anticorpos suficientes do vírus HIV no seu sistema de forma que um teste de rastreio será capaz de detectá-lo. Esse momento é importante na obtenção de diagnósticos de infecção por HIV.
O momento de soroconversão é importante para diagnóstico de pacientes com HIV (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Características
Após a primeira infecção com HIV, o sistema imunológico começará a reagir às infecções produzindo anticorpos para o antígeno (vírus). Infelizmente, são precisamente as células do sistema imunológico o alvo do HIV.
Significado
Assim que um número suficiente de anticorpos para o HIV se desenvolver dentro do sistema de uma pessoa e aparecer em um teste de triagem, é dito que o indivíduo tem a soroconversão.
Período de tempo
A maioria das pessoas desenvolvem um nível significativo de anticorpos para o diagnóstico do HIV dentro de um mês após a infecção. No entanto, esse processo pode levar, às vezes, até 6 meses.
Detecção
Testes de sangue e fluidos orais são mais comumente usados para rastrear a presença de anticorpos anti-HIV. Outros testes, que rastreiam o código genético (RNA) diretamente no vírus não estão diretamente vinculados a soroconversão e podem detectar infecções antes que elas ocorram (veja o link das referências).
Considerações
Por causa da soroconversão demorar até 6 meses, os testes de rastreamento realizados dentro desse tempo após uma possível infecção podem retornar um falso negativo.