Contente
Seja um ovo quebrado ao cair ou um teste de batida, encontrar uma substância adequada para absorver impacto pode ser a diferença entre uma demonstração interessante e um teste fracassado. Muitas substâncias comerciais fornecem absorção de choque, mas a maioria não está disponível para os consumidores ou o cientista iniciante. Por sorte, muitos materiais de todo dia, principalmente de embalagens, fornecem ampla absorção de choque para os projetos de ciências. Teste a eficácia de alguns deles para ver qual funciona melhor para o seu experimento.
Amendoins ou bolinhas de isopor são uma boa coisa para começar o seu experimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Amendoins (ou bolinhas) de isopor para embalagens
Quando um objeto delicado é embalado para uma remessa, muitas vezes o espaço vazio da caixa é enchido com amendoins (ou bolinhas) de isopor para embalagens. Estas pequenas peças de espuma enchem os contornos do item a ser enviado, protegendo-o e mantendo-o no lugar. Os amendoins de isopor também absorvem o choque de golpes vindos de fora da caixa e evitam que este choque seja transferido para o item. Os mesmos princípios que os tornam úteis para o envio os tornam um bom ponto de partida para absorver impacto no seu projeto de ciências.
Plástico bolha
Na mesma veia dos amendoins de embalagem, o plástico bolha protegem itens em remessas. Empilhar várias camadas das folhas de plásticos cheias de ar cria uma almofada funcional para absorver o impacto no seu experimento. Para testá-lo, coloque camadas de plástico bolha na base de uma caixa alta e depois arremesse, deixe cair ou de algum modo jogue os seus itens do experimento nela. A caixa garante que no impacto o item do teste não vai quicar no plástico bolha e depois aterrissar em uma superfície menos complacente.
Papel amassado
Um material muitas vezes negligenciado como absorvente de choque é o simples jornal. Amasse papel velho e jogue-o em uma caixa livremente. Use isso como se estivesse empacotando com amendoins de isopor ou plástico bolha. A vantagem que o papel tem sobre o plástico bolha é que ele é menos propenso a fazer saltar ou quicar o item que é impactado por ele. Absorve mais choque, dando mais, e assim envia menos do choque de volta ao item de teste na forma de um salto.
Gelatina
Se você não se importa de deixar o seu objeto de teste um pouco úmido, gelatina é um bom material absorvente de choque. Use amido de milho e água ou mistura de gelatina pura e simples e faça um grude em uma grande panela. Coloque uma colher da mistura para ser testada em uma bacia de plástico e envie o seu objeto de teste para a mistura. A mistura tem menos tensão na superfície que a água e assim permite um impacto mais almofadado.