Contente
O DIN é uma medida padronizada para aparelhos de som automotivos, e o padrão Double DIN (Duplo DIN) é o tamanho padrão para alguns modelos que possuem um tamanho diferenciado. O nome DIN foi adotado devido à entidade alemã de padronização, a Deutsches Institut für Normung (DIN, Instituto Alemão de Normatização), e a ISO (International Standards Organization, Organização Internacional de Padronização) adotou essa sigla para os aparelhos de som automotivos em 1984.
O padrão Double DIN também é conhecido como ISO 7736 (Car interior image by mashe from Fotolia.com)
DIN
A maioria dos sons automotivos são "DIN" ou "Double DIN". O padrão DIN corresponde a um painel de 180 x 50 mm, mas não há profundidade padrão. Nos EUA, o tamanho padrão dos aparelhos DIN é de 177 x 50 mm.
Double DIN
O tamanho Double DIN é um painel 180 x 100 mm, ou 4 x 7 polegadas. Ele é usado por alguns fabricantes de veículos, para aparelhos maiores. A maioria dos fabricantes prefere o tamanho DIN, mas o Double DIN é usado para que o rádio apareça mais no painel, tendo maior potencia. Além disso, esses aparelhos são preferidos pelas pessoas de mais idade, pois seus controles costumam ser maiores e mais fáceis de se ler.
Instalação de som Double DIN
A instalação em Double DIN consiste simplesmente em instalar um rádio em um slot Double DIN. Este termo costuma se referir à instalação de um som DIN em um encaixe Double DIN. Este processo é comum para a substituição de um som original (Double DIN) por um adquirido posteriormente (DIN).
Kits de montagem Double DIN
Ao instalar um rádio DIN e um veículo Double DIN, é preciso usar um kit de montagem. Trata-se de um suporte plástico que segura o rádio DIN. A moldura plástica fica ao redor do rádio, ocupando o espaço extra. Sem ele, o rádio ficaria solto no painel, e haveria espaço acima e abaixo dele. O kit ajuda a fazer uma instalação nova.
Motivos para usar Double DIN
Os rádios Double DIN estão ficando mais comuns, especialmente no mercado de sons de reposição, e muitos modelos permitem a reprodução de DVDs, funções de navegação GPS, equalizadores gráficos mais elaborados e TV. O tamanho adicional permite que o aparelho tenha mais funções que não caberiam em uma unidade menor, como uma tela motorizada.