Contente
O desrespeito, seja vindo de um estranho ou de um amigo, tem o poder de atingir o seu íntimo. É especialmente ruim quando parece sem motivo. É difícil de lidar, já que quanto mais bravo você fica com isso, de forma menos eficaz você poderá lidar com ele. Às vezes, provocações simples são o motivo em si das provocações dos seus antagonistas. Felizmente, existem algumas maneiras universais de lidar com isso, independentemente das especificidades da situação.
Instruções
É importante não se irritar quando for desrespeitado; isso pode estimular a pessoa que está falando com você (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)-
Use a regra de ouro em todos os aspectos da sua vida. Quanto melhor for uma pessoa, amigo, amante ou colega de trabalho, menos validade o desrespeito do outro terá. Não dê aos outros uma razão para te desrespeitar. Isso não é uma garantia que nunca acontecerá, mas ser o melhor possível tornará mais fácil de lidar com a situação quando e se ela ocorrer.
-
Calmamente, deixe os outros saberem como você se sente. O desrespeito deles pode ter sido ou não intencional, mas você precisa falar com eles de uma maneira firme, polida e diplomática, para não guardar sua raiva e viver com pressuposições negativas. Por exemplo, se um empregado falhar em preencher um relatório adequadamente, não é como se ele quisesse desrespeitar o chefe fazendo isso. A maior probabilidade é que tenha sido um erro humano.
-
Evite entrar em discussões. Muitas vezes, meras provocações são o objetivo em si. Por exemplo, uma pessoa pode saber muito bem que você é meticuloso e cuidadoso, mas pode decidir te provocar dizendo ou dando a entender que você não é. Se você começar a discutir semântica com ele, vai ser uma batalha perdida, já que ele só vai continuar com afirmações que têm como objetivo deixá-lo mais irritado, ao contrário daqueles que têm alguma verdade para eles.
-
Convide-os para discutir o problema depois em um local relaxado e neutro se você tiver contato regular com as pessoas. Isso não funcionará se for um grupo de estranhos aleatórios que te desrespeitou, mas se for um familiar, amigo ou alguém que você vê com frequência, resolver as coisas em outro lugar e em um horário diferente funciona bem. Isso acontece porque você tem tempo de se acalmar, além de que um local amigável e público como um café, pode dissipar qualquer defensiva ou noções de confronto.