Contente
Fazer o seu próprio tambor de madeira oferece maior controle sobre o tom, a durabilidade e a qualidade do tambor. Bateristas que desejam um tom mais baixo também tendem a preferir os de madeira. Muitos praticantes xamânicos que utilizam tambores de mão gostam de fazer e montar seus próprios tambores. Isso promove uma conexão mais próxima com o seu instrumento, durante todo o processo de criação.
Instruções
São preferidas determinadas madeiras, incluindo salgueiros, freixos, cedro, avelã e vidoeiro (willow image by Dragana Stojanovic from Fotolia.com)-
Raspe a casca dos ramos, com uma faca.
-
Despeje 1 L de água na chaleira e deixe ferver.
-
Segure o primeiro galho de 90 cm sobre o vapor, por cinco minutos. Lentamente comece a dobrar em um círculo de cerca de um minuto de cada vez para cada cinco minutos de vapor. Determine o diâmetro que você deseja para o tambor. Comece dobrando o ramo no seu tamanho preferido.
-
Ouça atentamente qualquer ruído de rachadura. Caso ouça alguma coisa, aplique mais força e pare de dobrar o ramo temporariamente, para evitar que se parta.
-
Use o cabo para amarrar o ramo junto depois de ter atingido o ponto em que você seja capaz de formar um círculo de tamanho apropriado para o tambor. As duas extremidades do ramo devem se sobrepor.
-
Continue passando o círculo sobre o vapor, até que você tenha atingido a forma circular ideal.
-
Repita essas etapas para a definição da segunda filial, mas verifique novamente, para garantir a replicação exata do primeiro ramo. Meça ocasionalmente durante o processo, utilizando uma fita métrica, para confirmar que todas as medições sejam idênticas.
-
Coloque um aro em cima da outra e meça a cada 5 cm, com a fita métrica. Marque estas medições, fazendo leves fendas na madeira, com a faca.
-
Cole os 12 ramos de madeira nesses pontos com entalhes entre os dois aros. Martele os pregos sem cabeça para os segmentos de madeira, para garantir a sua estabilidade.
-
Use a punção para empurrar os pregos para dentro da madeira, para evitar danos ao tambor.
-
Coloque os aros em um ambiente aconchegante e arejado, para secar. Adicione um peso de 11 kg no topo dos aros, para ajudá-los a manter a sua forma.
O que você precisa
- Chaleira
- 1 L de água
- Dois galhos de 90 cm de comprimento e 8 mm de largura
- Faca
- Cordão
- 12 ramos de 6 cm de comprimento e 8 mm de largura
- Cola para madeira
- Fita métrica
- 24 pequenos pregos sem cabeça
- Martelo
- Punção
- Peso de 11 kg