Contente
- Taxa normal dos batimentos cardíacos de um filhote de cachorro
- Como verificar a frequência cardíaca do seu cachorro
- A importância da frequência cardíaca
- Batimentos cardíacos irregulares
- Conheça o coração do seu cachorro
A frequência cardíaca normal de um filhote de cachorro é mais rápida que a dos cães e seres humanos adultos. Se você colocar sua mão sobre o peito do seu cachorrinho e sentir como se o coração dele estivesse acelerado, isso não significa necessariamente que algo está errado com o coração do animal.
A frequência cardíaca dos filhotes é mais rápida que a dos cães adultos (puppy love image by Dana Burns from Fotolia.com)
Taxa normal dos batimentos cardíacos de um filhote de cachorro
Embora a frequência cardíaca varie de acordo com a raça do cão, a taxa normal dos filhotes é de cerca de 220 batimentos por minuto. À medida que seu animal de estimação envelhece, a quantidade de batimentos cardíacos irá desacelerar para entre 60 a 160 por minuto, dependendo do tamanho do animal. As raças maiores têm uma frequência cardíaca mais lenta que as menores.
Como verificar a frequência cardíaca do seu cachorro
Você pode sentir a batida do coração do seu cachorro colocando a palma da mão no lado esquerdo da caixa torácica dele; logo atrás do cotovelo, na pata dianteira. Também é possível checar a frequência cardíaca do animal pela pulsação na virilha, onde a artéria femoral passa. Para fazer isso, deite o cão e coloque os dedos na parte interna da coxa direita dele e faça pressão na região onde essa parte do membro se encontra com o corpo. Além desses pontos, também é possível ouvir as batidas do coração do seu animal de estimação colocando o ouvido sobre o peito dele (na caixa torácica).
A importância da frequência cardíaca
O batimento cardíaco regular ou forte é normal em filhotes, mas pode haver pequenas alterações no ritmo. Quando você ouvir os sons cardíacos do cachorro, eles devem soar da seguinte forma: "Tum-tum, Tum-tum...", separados por uma pequena pausa.
Batimentos cardíacos irregulares
O ritmo cardíaco acelerado pode indicar ansiedade, desidratação, febre, infecção ou uma doença mais grave, como anemia, doença cardíaca ou pulmonar. A frequência cardíaca lenta e irregular também pode indicar uma doença cardíaca ou problemas circulatórios.
Conheça o coração do seu cachorro
Faça anotações sobre a frequência cardíaca do seu cachorro quando ele estiver bem descansado e hidratado, em seguida, tome a medida novamente depois que ele brincar e correr bastante. Faça isso de tempos em tempos para avaliar a saúde do seu cão. Dessa forma, se houver alguma alteração no ritmo cardíaco normal, você saberá se existem possíveis problemas de saúde.