Contente
A maioria dos tecidos, quando exposta diretamente ao fogo ou a altas quantidades de calor, entrará em combustão. Existem poucas exceções a isso. Mesmo o tecido resistente à chamas queimará quando exposto diretamente às elas por um longo período de tempo. A ferocidade da combustão depende da compostura do tecido e de sua constituição química.
A maioria dos tecidos quando expostos diretamente ao fogo queimarão (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Algodão e linho
O algodão é um tecido comum em muitas coisas, como roupas, toalhas, roupas de cama, cobertores e em revestimentos de superfícies. O algodão queimará completamente até tornar-se cinzas e deixará queimaduras graves em qualquer pessoa vestindo uma roupa desse material, se as chamas não forem extintas rapidamente. O linho, feito a partir de fibras da planta do linho, reage quase da mesma maneira. Essas fibras de origem vegetal se incendeiam rapidamente quando expostas ao fogo, como as folhas secas expostas à um fósforo. O algodão e o linho podem ou não fumaçar muito, dependendo da maneira como eles foram tratados durante o processo têxtil.
Lã e seda
Esses tecidos de origem animal queimam muito lentamente devido à densidade do material com o qual o tecido é feito. A lã ou artigos de seda grossos feitos para o tempo frio podem ser muito difíceis de inflamar, pois geralmente são tecidos ainda mais densos do que a lã ou seda para "todos os usos". Eles podem se autoextinguir se houver um pouco de combustível no tecido, mas se isso não acontecer, é possível que eles queimem lentamente por algum tempo. Se um pedaço de lã ou seda pegar fogo, molhe com água a parte afetada para ter certeza que você apagará as chamas.
Sintéticos
Tecidos sintéticos não são tirados de plantas ou animais. Eles são geralmente à base de plástico e queimam com várias intensidades e velocidades, dependendo de como são feitos. Quase todos esses tecidos derretem quando incendiados. O resíduo é normalmente fundido. Ele pode causar queimaduras extremamente graves ou iniciar outros incêndios se escorrer para áreas inflamáveis. Os fabricantes tratam a maioria deles com um spray retardador de fogo para torná-los mais seguros.
Tecido resistente à chamas
Os tecidos resistentes à chamas, como modacrylic ou aramida, são normalmente utilizados em situações em que há uma grande chance do tecido pegar fogo. Eles também são usados em roupas infantis, para diminuir a chance de uma criança se queimar se forem expostas a uma chama ou outra fonte de calor. Esses tecidos queimam ou se autoextinguem rapidamente. Alguns podem também derreter, mas o resíduo não é inflamável.