Contente
Staccato triplo é uma técnica que pode ser utilizada para aumentar drasticamente a velocidade dos seus ataques no trompete. É uma técnica avançada disponível aos que tocam este instrumento, mas que exige muito treino para ser dominada. Veja abaixo como executá-la.
Instruções
Use o staccato triplo tocando trompete.-
Pratique os ataques com som de "ta". Você pode tanto fazer com esta sílaba quanto usar o som de "da". As duas são utilizadas no staccato triplo, porém "ta" precisa vir primeiro. Sua língua deve tocar a parte traseira dos dentes frontais superiores quando fizer o som.
-
Adicione a sílaba "da". O "da" deve vir do céu da boca, pouco atrás dos dentes. A ponta da língua não é utilizada na sílaba "da", então certifique-se de que ela não está sendo usada. Tente usar a parte da língua que fica cerca de um centímetro atrás da ponta dela.
-
Adicione a sílaba "ka" feita com a parte de trás da língua. Se você aprendeu o staccato duplo, deve ser a mesma sílaba usada na segunda parte deste staccato. Pode-se usar "ga" também. O importante é usar a parte de trás da língua na região do céu da boca mais próxima da garganta.
-
Trabalhe na variação das sílabas lentamente para que os ataques diferentes soem iguais. Comece devagar e alterne entre duas. Comece com "ta" e "ka" para fazê-las soar da mesma forma. Este é o staccato duplo. Agora tente "ta" e "da" até que não se possa perceber a diferença entre elas. Combine "da" com "ka" para fazê-las soar da mesma forma e certifique-se de não usar a ponta da língua na sílaba "da".
-
Faça com as três sílabas e pratique a velocidade. Comece com a progressão "ta-da-ka" para fazê-las soarem iguais. Depois de eliminar as diferenças dos ataques, você estará pronto para praticar o aumento de velocidade. Perceba que o staccato triplo é difícil e levará algum tempo para dominá-lo. Tente não desanimar se isto não acontecer naturalmente. Pense nisso como mover sua língua da parte traseira dos dentes para o céu da boca e, finalmente, para a parte traseira da boca.