Técnicas de arranjo para um quarteto masculino

Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 12 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Abril 2024
Anonim
Técnicas de arranjo para um quarteto masculino - Artigos
Técnicas de arranjo para um quarteto masculino - Artigos

Contente

Em um quarteto masculino, quatro homens cantam em perfeita harmonia e geralmente "a capella", ou seja, sem acompanhamento instrumental. Diferentes tipos de quartetos merecem diferentes tipos de música; por exemplo, arranjo musical para um tradicional quarteto de "barbershop" soará diferente de um arranjo para um quarteto de coral. Indiferentemente do estilo musical, há algumas dicas que você pode usar para criar excelentes arranjos.


A música "barbershop" é uma forma popular de apresentação de quarteto masculino (Comstock/Comstock/Getty Images)

A estrutura da música de um quarteto masculino

Cada cantor em um quarteto canta uma parte diferente da canção. A voz mais grave no quarteto masculino canta a linha do baixo. As notas graves estabelecem os acordes da canção que, juntos, formam as progressões desses acordes. A voz mais aguda ou a segunda voz mais aguda geralmente cantam a melodia -- a parte reconhecível da linha musical de uma canção. As outras duas partes preenchem os acordes, criando uma harmonia de quatro partes. Uma canção para quarteto normalmente começa e termina na tônica -- o dó da escala, a mesma nota do tom em que a música foi escrita, para fazer um arranjo mais fácil e uma completude musical.


Identificando uma canção marcante

Algumas canções podem ser mais facilmente adequadas para um arranjo de quarteto do que outras. A Barbershop Harmony Society (Sociedade Harmonia Barbershop) identifica alguns critérios para uma boa música de quarteto. A canção deve ter uma melodia fácil de cantar com um registro vocal razoável, uma melodia simétrica apoiada em uma progressão de acordes lógica e distinta e uma letra simples, direcionada a algum tipo de emoção. Se você puder identificar um padrão de acordes, ouvir uma linha de baixo identificável e cantar a melodia sem muito esforço, é provável que seja boa para um quarteto. É especialmente importante que o arranjo para o quarteto masculino tenha uma melodia dentro de seu registro.

A estrutura básica

Um arranjo "a capella" inclui não somente a melodia, mas também os acordes de apoio que se combinam para produzir um som harmônico e completo. Comece escrevendo a melodia da canção para ajudar a se organizar enquanto faz o arranjo. Se você puder gravar de ouvido, escute a canção e escreva o que ouviu. Se não, poderá usar partituras prontas da canção como modelo e simplesmente transcrever a linha da melodia. Em seguida, faça a linha do baixo. As notas graves devem estar alinhadas com a progressão harmônica da canção, que você pode encontrar em um acorde já escrito ou em uma parte da partitura. Finalmente, escreva duas partes harmônicas. Toque seu arranjo em um instrumento ou software musical quando terminar para certificar-se de que tudo esteja correto.


Fazendo o máximo com a letra

Há algumas maneiras de acrescentar letra à sua canção. A parte da voz que canta a melodia deve sempre cantar a letra original, mas há um pouco mais de liberdade com as partes de apoio. Uma opção simples é fazer as partes de apoio cantarem a letra original. Outra técnica é fazê-la cantar sílabas como "doo" ou "bum", que se alinhe com seu ritmo. Se a canção for lenta, pode ser melhor para as partes de apoio cantar suas notas com uma simples vogal, como "a" ou "o", que se mesclarão às outras partes e darão à canção um som de coral. Você também também usar elementos de cada uma dessas técnicas, por exemplo: partes de apoio podem cantar primeiro as sílabas, mas mudar para a letra como ênfase durante certos momentos da canção.

Refinando seu arranjo

Os melhores arranjos se sobressaem usando linhas melódicas não usuais, ritmos ou letras. Apimente seu arranjo procurando pontos para se distanciar de uma simples progressão harmônica. Alterne usando ritmos regulares com ritmos sincopados ou dê a cada parte um padrão rítmico diferente. Escreva uma suspensão musical e resoluções ou dissonâncias entre duas notas que se resolvem em um intervalo harmônico. Faça marcações dinâmicas, mostrando onde os cantores devem cantar mais alto ou com mais suavidade. Se for uma canção satírica ou humorística, considere mudar alguma parte da letra de apoio para refletir o tom da canção. Ouça a canção original novamente para escolher notas que você possa não ter incluído originalmente em seu arranjo ou procure outros arranjos da canção para ter outras ideias.

Ajustes durante os ensaios

Na primeira vez em que um quarteto canta com seu arranjo, provavelmente os cantores pensarão em como ajustá-lo para que fique mais confortável para cantar. Ouça estas sugestões e trabalhe-as em seu arranjo. Algumas vezes, não fica claro em um arranjo já escrito que certos intervalos são difíceis de cantar ou que a linha melódica é muito difícil. Um arranjo nunca está completamente finalizado, uma vez que cada quarteto que o cantar fará uma interpretação diferente da canção. Deixe os cantores à vontade.