Técnicas de pintura dos antigos mestres

Autor: Joan Hall
Data De Criação: 3 Janeiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Técnicas de pintura dos antigos mestres - Artigos
Técnicas de pintura dos antigos mestres - Artigos

Contente

Muitas das técnicas de pintura que usamos hoje foram desenvolvidas séculos atrás por antigos mestres da pintura. Monet, DaVinci, Michelangelo, Picasso e Van Gogh são apenas alguns dos pintores clássicos cujas técnicas mesmo hoje nos esforçamos para emular. Aplicar algumas dessas técnicas pode ser o que você precisa para dar um ar clássico às suas obras.


Muitas das técnicas de pintura que usamos hoje foram desenvolvidas séculos atrás por antigos mestres da pintura

Técnica flamenga

A pintura a óleo foi inventada em Flandres, e a técnica flamenga é portanto a mais antiga usada em pintura. Trata-se de pintar sobre uma superfície dura, como madeira de lei, e aplicar depois uma tinta-base transparente que permitiria aos pintores flamengos julgar as tonalidades com maior precisão. Artistas flamengos tipicamente esboçavam sua primeira versão da pintura, e transferiam o desenho para a tela dura. A tinta-base, uma vez seca, é seguida por um esmalte transparente para sombras e esmaltes opacos ou transparentes para tons médios. Pincéis de pelo macio são usados mais frequentemente, e este método leva várias aplicações de demão até terminar. Esta técnica foi, e continua sendo, uma das técnicas de pintura mais populares.


Esmaltar

Outra técnica empregada pelos mestres e ainda em uso é o esmalte. Esmalte é aplicação de uma tinta transparente sobre uma camada inferior, que geralmente é monocromática. Quando a camada inferior é colorida, o esmalte pode trazer à tona vários tons diferentes. O esmalte foi usado pelos velhos mestres para recriar as cores naturais da vida real a partir de uma paleta limitada.

Cor quebrada

A cor quebrada é uma técnica usada para refletir a luz na pintura e foi empregada por Monet e outros impressionistas. O efeito se consegue através de uma mistura sutil e sobreposição de cores. Não há contornos na pintura que usa esse efeito. A técnica requer pinceladas amplas e exige enxugar constantemente a tinta sobre a camada inferior para trazer à tona o visual.

Esfumar

Esfumar é a aplicação de uma camada fina e leve de tinta opaca de uma cor clara sobre uma cor mais escura, raspando ou arrastando. Isso produz um efeito enevoado frequentemente visto nas obras dos pintores da Renascença.