Contente
- Cabai (pimenta)
- Jahe (gengibre)
- Kunyit (cúrcuma)
- Kapulaga (cardamomo)
- Adas (erva-doce)
- Kayu Manis (canela)
- Kemiri (nogueira-de-iguape)
- Cengkeh (cravo)
- Asam (tamarindo)
- Ketumbar (coentro)
- Galangal (gengibre-selvagem)
A comida e os temperos da Indonésia refletem sua rica história. Com mais de 17.000 ilhas, essa república também é apelidada de Ilhas das Especiarias. A culinária indonésia é bastante influenciada por alguns países próximos, como a Índia, mas também por terras mais distantes, como Espanha, Portugal, Oriente Médio e China.
A Indonésia ostenta uma grande variedade de temperos e especiarias (spices image by sha11 from Fotolia.com)
Cabai (pimenta)
Muitos pratos salgados na cozinha indonésia pedem algum tipo de ardência e uma variedade de pimentas é encontrada comumente nos lares para esse fim. As grandes pimentas Cabai são consideradas bastante picantes e o nível de ardência em cada prato varia de acordo com a quantidade utilizada.
Jahe (gengibre)
O jahe deixa os pratos um pouquinho ardidos, mas também traz benefícios à saúde e propriedades medicinais. O gengibre tem sido usado há muito tempo nos países do Sudeste Asiático para tratar náusea, gripe, cólicas menstruais e febre. Há também uma bebida popular na Indonésia chamada "wedang jahe", que é uma mistura de gengibre e açúcar de palmeira.
Kunyit (cúrcuma)
O kunyit, ou cúrcuma, pertente à mesma família do gengibre. Um cozinheiro pode usá-lo como tempero para dar sabor ao prato ou como corante, quando quiser uma coloração amarelo-alaranjada. Ele também pode usar as folhas da planta nos pratos de caril de Minang e Padang.
Kapulaga (cardamomo)
O cardamomo dá um gosto ligeiramente amargo aos pratos, mas também uma cor escura. É usado com fins medicinais em algumas áreas, tratando tudo, desde problemas digestivos até tuberculose. Como um tempero, muitas pessoas utilizam-no em sobremesas e em alguns chás, como o chai. Apesar de ser o terceiro tempero mais caro do mundo, uma pequena quantidade rende muito.
Adas (erva-doce)
Esse tempero também é conhecido como "o tempero de alcaçuz", porque tem gosto de alcaçuz preto. Na culinária indonésia, você pode usá-lo com ovos e peixe para dar aos pratos um sabor salgado. Ele também é um ingrediente chave da água da "gripe", que é usada para aliviar cólicas em bebês.
Kayu Manis (canela)
As ilhas indonésias de Java e Sumatra cultivam canela, que pode ser usada em cafés, chás e doces. Diferente de outros tipos de canela, na Indonésia, ela é embalada em pequenos e elegantes maços e é tão dura que não é possível moê-la sem correr o risco de tirar o corte de lâminas ou quebrá-las. Ela então é frequentemente utilizada inteira em pratos ou bebidas.
Kemiri (nogueira-de-iguape)
A nogueira-de-iguape é uma árvore florífera que produz pequenas nozes tão oleosas que podem ser usadas como velas. Os cozinheiros indonésios utilizam-no para fazer um molho grosso que acompanha arroz, macarrão ou vegetais. Alguns também utilizam-no como substituto medicinal para óleo de rícino.
Cengkeh (cravo)
Como vários temperos indonésios, o cravo tem vários usos. Ele pode ser amassado ou triturado para ser fumado em cigarros ou cachimbos. Também pode ser usado para dar sabor a caldos ou caldos de cozimento, que serão utilizados para fazer sopas e outros pratos. Esses caldos também pode ser usados para temperar pratos de peixe e carne.
Asam (tamarindo)
O tamarineiro produz pequenas vagens que têm o tamarindo viscoso, ou asam, dentro delas. O asam tem um gosto acre que é usado em doces no mundo todo. Você também pode usá-lo como agente acidificante em pratos ou para balancear o ardor de pratos indonésios especialmente picantes.
Ketumbar (coentro)
Apesar de muitos conhecerem o coentro, são as sementes que são utilizadas na Indonésia e não a erva folhosa usada nas culturas indiana, mexicana e outras. As sementes de coentro são usadas para temperar sopas, ensopados e curry. Elas são pequenas e podem ser facilmente comidas inteiras.
Galangal (gengibre-selvagem)
Apesar de referirem-se muitas vezes ao galangal como gengibre-selvagem, ele não tem gosto de gengibre. No entanto, ele se parece muito com o gengibre e ambos fazem parte da mesma família. É usado na cultura indonésia no "soto", um caldo tradicional. Você pode comer esse caldo de várias formas, com frango, peixe e várias verduras, dependendo da área da Indonésia em que estiver sendo servido.