Contente
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, temperos relacionados ao trigo e alimentos com esse ingrediente. Se você tem intolerância ao glúten, pode ser simples, como gases, diarreia, inchaço ou dor abdominal, que não provoca grandes efeitos sobre a sua saúde, ou severa, chamada de doença celíaca, que pode levar ao atraso do crescimento, anemia, depressão ou osteoporose. Em ambos os casos, é preciso ajustar os seus hábitos alimentares ou enfrentar sérios problemas de saúde.
O glúten é uma proteína encontrada no trigo (wheat image by Artur Ciba from Fotolia.com)
Temperos naturais
Assim como o glúten é uma proteína de ocorrência natural no trigo e afins, vários temperos comumente utilizados são cultivados e embalados para o consumo e culinária sem sequer entrar em contato com a proteína do glúten. Estocar a sua despensa ou prateleiras da cozinha com esses temperos irá ajudá-lo a seguir uma dieta saborosa e experiência culinária gratificante, apesar da sua alergia. Esses ingredientes incluem o tomilho, manjericão, gergelim, folhas de louro, sálvia, aipo, alecrim, cebolinha, semente de papoula, coentro, salsa, canela, páprica, cravo, orégano, laranja, cominho, cebola, endro, alho, hortelã, erva-doce, noz-moscada, gengibre, limão, trigo sarraceno e mostarda.
Temperos feitos pelo homem
Fabricantes de temperos que vendem diferentes tipos desses ingredientes para a culinária estão se tornando cada vez mais cooperativos com as necessidades das pessoas com intolerância ao glúten. Se você comprar um ingrediente que não é processado ou não tenha ingredientes extras, quase sempre ele será isento de glúten. Alguns fabricantes, como a McCormick, disponibilizam temperos, ervas e extratos sem glúten, e só o incorporam se o trigo for um ingrediente essencial. A McCormick, juntamente com outras fábricas como a Lawry's, deixam claro na embalagem do produto se trigo ou glúten está presente nos ingredientes. A maioria dos temperos de carne, fermentos, refrigerantes, legumes em conserva e amaciadores são isentos de glúten.
Evite esses temperos
Se você ou alguém da sua família tem intolerância ao glúten, mantenha-se longe do trigo e de qualquer um dos seus derivados e semelhantes, incluindo espelta, farro, einkom, semolina e kamut. O centeio, cevada, farelo de trigo, farinha, gérmen de trigo e triticale são alimentos que devem ser evitados. Em vez disso, substitua-os por linhaça, soja, milho, batata, arroz e canjica. E, embora o nome trigo sarraceno engane, na verdade ele é uma fruta completamente segura para ser consumida por pessoas que sofrem com intolerância ao glúten ou doença celíaca. Por precaução, não esqueça de verificar o rótulo do produto se você tiver dúvidas sobre um tempero ou ingrediente.