Contente
- Definição
- Traços de liderança no mundo dos negócios
- Pontos fortes da teoria dos traços de personalidade
- Pontos fracos da Teoria dos Traços de Personalidade
Você acha possível identificar um líder só pela aparência, jeito ou nível educacional? Teóricos dos traços de personalidade dizem que sim. De acordo com Roger Gill, autor do livro Theory and Practice of Leadership, o estudo dos traços de personalidade relacionados à liderança teve início na Grécia Antiga com a descrição de Hipócrates sobre os tipos de personalidade.
Os traços de liderança identificam indivíduos com potencial para serem líderes (leadership business3 image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)
Definição
A teoria dos traços de personalidade assume que líderes compartilham determinadas características físicas, psicológicas e sociológicas que definem o quão eficaz eles são. Altura e aparência são exemplos de traços físicos de liderança. Exemplos de traços psicológicos incluem inteligência e carisma, e características sociológicas incluem nível educacional ou classe social. A teoria dos traços de personalidade foca no indivíduo como líder e ignora a necessidade de seguidores ou requisitos situacionais.
Traços de liderança no mundo dos negócios
Estudiosos como John Gardner, Morgan McCall e Michael Lombardo definiram características específicas que influenciam o sucesso no atual mundo dos negócios. As características listadas por Gardner inclui vitalidade e vigor físico, inteligência e julgamento orientado à ação, competência para completar tarefas, necessidade de atingir objetivos, habilidade para motivar pessoas, coragem e resolução. Os autores McCall e Lombardo identificaram características relacionadas à falha na liderança. Segundo eles, assédio moral, arrogância, ambição egoísta e superdependência de um mentor, são sérias ameaças ao sucesso como líder.
Pontos fortes da teoria dos traços de personalidade
Intuitivamente, a teoria dos traços de personalidade relacionada à liderança faz sentido. Além disso, o assunto tem sido alvo de estudos desde 1920. A existência de uma lista com os traços mais comuns em líderes de sucesso pode servir como um guia na hora de recrutar novos líderes ou promover funcionários de nível júnior para posições de liderança. Finalmente, a abordagem possibilita maior entendimento sobre o que faz um líder ter sucesso.
Pontos fracos da Teoria dos Traços de Personalidade
A teoria dos traços de personalidade relacionada à liderança tem várias limitações. Ela foca somente no líder e ignora fatores como número de seguidores ou dinâmicas situacionais. A teoria identifica indivíduos com potencial para serem líderes, mas ter os traços de um líder não garante sucesso. Nem todas as características identificadas como comuns aos líderes de sucesso ajudam em todas as situações. Por exemplo, a altura pode ser um indicador de sucesso para líderes no âmbito militar ou outro tipo de indústria que depende de força física, mas pode não influenciar muito no mundo dos negócios. Finalmente, a forte presença de determinado traço de personalidade pode ser controversa. Por exemplo, de acordo com Gill, os líderes de negócio mais eficientes são inteligentes mas não podem ser considerados gênios.