Contente
Teste um grupo de capacitores de alta tensão ligados em série com um multímetro digital se quiser ter certeza de que a ligação está correta. Os capacitores armazenam energia elétrica para ser usada em outros momentos pelos dispositivos nos circuitos. Quando ligados em série, a capacitância, medida em microfarads, é menor do que o valor individual de um dos componentes. Uma ligação em série permite somente uma rota para que a eletricidade flua entre cada capacitor, pois eles estão conectados em uma linha.
Instruções
Utilize um multímetro digital para medir capacitância (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)-
Divida o número um pela capacitância de cada componente e some os resultados. Chame isso de "x". A capacitância de cada um está descrita no lado do capacitor. Por exemplo, assuma que você possui três capacitores de 100, 200 e 300 microfarads, que devem ficar em 0,01 + 0,005 + 0,003, de modo que x = 0,018.
-
Divida o número 1 por "x" para obter a capacitância da combinação dos capacitores em série em microfarads. Agora é preciso dividir 1 por 0,018, sendo isso igual a 55,6 microfarads.
-
Ligue o multímetro digital e ajuste o seletor para capacitância em microfarads. O símbolo para essa notação é a letra grega "mu", seguida por um "f". A letra grega "mu" minúscula lembra a letra "u".
-
Encoste a ponteira vermelha (positiva) do multímetro na extremidade positiva do primeiro capacitor ligado em série e a ponteira preta (negativa) na extremidade negativa do último capacitor da ligação. O número no visor do dispositivo é a medida de capacitância para os capacitores de alta tensão ligados em série. Se o número for diferente do valor calculado em mais do que 5%, os componentes estão conectados incorretamente.
Aviso
- Abstenha-se de tocar nos capacitores ou em qualquer fio desencapado quando for realizar as medidas em dispositivos de alta tensão para evitar choques elétricos.
O que você precisa
- Calculadora
- Multímetro digital