Contente
Uma RAM defeituosa pode causar ao seu computador uma execução mais lenta que a habitual. Se você está usando o sistema operacional Linux e suspeita que sua RAM não está funcionando adequadamente, você pode usar a ferramenta "memtester". Ela irá testar a memória diretamente do sistema operacional. A memtester deve ser executada como administrador para que a memória possa ser bloqueada antes de ser testada. O código de saída da ferramenta irá lhe informar se a memória está funcionando corretamente ou irá retornar um código, lhe informando qual parte do teste falhou.
Instruções
-
Abra o Terminal ou Console. Os programas Terminal e Console são encontrados abaixo do menu de programas principais, ou clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho.
-
Digite o comando "which memtester" para conferir se a ferramenta Memtester está instalada no computador.
-
Instale a ferramenta memtester da pasta de software, se já não estiver instalada. Usuários de Ubuntu e Linux Mint devem digitar "sudo apt-get install memtester" na linha de comando. Usuários do Fedora devem digitar "yum install memtester" na linha de comando.
-
Digite o comando "su-" para se tornar um administrador. Usuários de Ubuntu e Linux Mint devem digitar "sudo" imediatamente antes do comando memtester.
-
Digite o comando "memtester 100 5" para testar a memória. Troque "100" pelo tamanho, em "megabytes", da memória RAM instalada no computador. Troque o "5" pelo o número de vezes que você deseja executar o teste.
-
Digite o comando "echo $?" para exibir o código de saída quando você enxergar o Prompt de comando novamente. Se a saída é "0", a memória está funcionando corretamente. Os outros resultados são:
x01: Erro de alocação de memória ou travamento, ou erro de chamada x02: Erro durante teste de endereços x04: Erro durante um dos outros testes
-
Digite o comando "exit" (sair) para fechar a sessão raiz.