Contente
Tanto henna quanto índigo são extratos de plantas usados tradicionalmente na pintura corporal temporária. Os dois podem ser misturados em uma pasta e pintados na pele para secar, onde dali será removida, deixando os desenhos na pele. O mesmo vale para o cabelo, exceto que nesse caso eles funcionam mais como tintas permanentes, pois alguns componentes se misturam com a queratina do cabelo, praticamente impossibilitando removê-los por lavagem. O que faz das duas tinturas de pouca manutenção, que só precisam ser reaplicadas de poucas em poucas semanas.
Instruções
Use a henna corporal junto com índigo para tingir o cabelo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)-
Espere até que ao menos alguns centímetros da raiz estejam visíveis. É mais fácil tingir seções maiores do cabelo que seções menores, então tente esperar o máximo possível. É possível tingir quando ainda estiver aparecendo pouco cabelo se você for loira e estiver pintando de preto.
-
Misture aproximadamente 1/4 de copo de pó de henna com suco de limão o suficiente para formar uma pasta um pouco mais fina que uma cobertura de bolo. Ponha o pó em uma tigela e misture com uma colher, usando movimentos rápidos e curtos. Deixe a henna descansar durante a noite, soltando as tintas.
-
Lave seu cabelo como costuma fazer, depois seque com uma toalha e penteie, partindo-o ao meio. Borre as raízes com a henna, começando na nuca e trabalhando para cima, para dentro, espalhando em camadas densas. Use luvas e uma toalha velha para proteger suas mãos e roupas.
-
Recolha o cabelo em um coque frouxo e ponha uma touca de banho e uma toalha por quatro horas. Enquanto espera, misture 1/4 de copo de pó de índigo com água morna. Deixe assentar enquanto a henna penetra no cabelo, o índigo vai soltar as tintas como a henna.
-
Enxague a henna do cabelo, escovando para soltar aglomerados de tinta. Agora as raízes devem estar vermelhas ou ruivas. Passe o índigo nelas da mesma forma que fez com a henna, usando o índigo logo depois em vez de misturá-los para que o cabelo fique preto.
-
Deixe o índigo agir por aproximadamente seis horas dentro da toalha e da touca. Depois, enxague tirando o índigo e lavando normalmente. Escove o cabelo e verifique as raízes, que devem estar pretas. Se você for loira, pode precisar de mais uma camada de índigo.
Dicas
- Use henna para pele e índigos de qualidade quando for usá-los no cabelos. Ambas tinturas são extratos puros de planta, sem os aditivos que as vezes são colocados na henna "para cabelo". Confira se é um índigo real: o pó deve ser verde e soltar um líquido azulado quando misturado com água, além não haver outros ingredientes misturados no pó.
O que você precisa
- Pó de henna
- Suco de limão
- Tigelas
- Colheres
- Pente
- Luvas de plástico
- Toalhas velhas
- Toca de banho
- Pó de índigo