Usos para o creme sulfadiazina de prata

Autor: Morris Wright
Data De Criação: 22 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Novembro 2024
Anonim
CURATIVOS | TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SULFADIAZINA DE PRATA  | AULA COMPLETA
Vídeo: CURATIVOS | TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SULFADIAZINA DE PRATA | AULA COMPLETA

Contente

Usar o creme sulfadiazina de prata pode ser a diferença entre uma queimadura que cicatriza perfeitamente e uma que fica gravemente infeccionada. Este creme é usado na maioria dos casos de queimaduras de segundo e terceiro graus. Devido à sua atividade contra inúmeros tipos de bactérias, o creme também é aprovado para o uso preventivo de infecções relacionadas ao uso de cateteres. Os nomes comerciais deste creme são Silvadene, Thermazene e Flamazine, sendo que os medicamentos genéricos também estão disponíveis.


O creme sulfadiazina de prata é usado no tratamento de queimaduras (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Aspectos

O creme sulfadiazina de prata é um espesso creme antibacteriano de uso tópico, mais comumente usado para queimaduras. Embora ainda não esteja claro aos cientistas o modo de ação da sulfadiazina de prata, ela possui amplo espectro antibacteriano. A E. Coli e o Staphylococcus estão entre os tipos de bactérias combatidos pelo creme.

A sulfadiazina de prata possui amplo espectro antibacteriano (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Usos

O creme sulfadiazina de prata é usado para se prevenir infecções nos casos em que as queimaduras penetraram na pele. A umidade do creme fornece alívio contra coceiras associadas ao processo de cicatrização.


Troque o curativo do ferimento em um local fechado onde haja mínima circulação de ar, para evitar que algo entre em contato com o ferimento ou com o creme. Corte um pedaço de gaze do tamanho necessário e use um instrumento esterilizado para aplicar o creme na gaze.

Esterilize o instrumento ou utilize um que seja descartável. A quantidade do creme sulfadiazina de prata deve ser suficiente para cobrir todo o ferimento e a camada de creme deve ter 1,5 mm de espessura. O creme pode deixar a gaze amarronzada quando aplicado em ferimentos frescos.

Além disto, a sulfadiazina de prata, combinada com a clorexidina, é usada em cateteres IV para a prevenção de infecções. Um deles é o cateter ARROWgard Blue, fabricado pela Arrow International.

Corte um pedaço de gaze do tamanho necessário e use um instrumento esterilizado para aplicar o creme na gaze (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Advertência

Alguns efeitos colaterais comuns são erupções e descolorações cutâneas, assim como sensação de ardência. Mulheres em final de gravidez, bebês prematuros e recém nascidos não devem usar o creme, assim como pessoas alérgicas à sulfadiazina.


Crianças menores de dois anos correm o risco de apresentar kernicterus, uma condição neurológica rara que ocorre juntamente com icterícia severa. A leucopenia temporária também foi relatada em pacientes que utilizaram o creme.

Mulheres em final de gravidez não devem usar o creme (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)