Contente
- Barreiras físicas
- Ausência de experiência em comum
- Barreiras da linguagem
- Barreiras de gênero
- Falta de credibilidade
Quando há barreiras na comunicação, fica difícil ao receptor da informação entender o que o emissor tenta transmitir, podendo-se perder partes críticas da mensagem. Familiarizar-se com as maiores barreiras da comunicação pode ajudá-lo a superá-las -- e tornar-se um melhor comunicador.
Conheça problemas que possa enfrentar para melhorar sua comunicação (woman with clipping path image by Jaimie Duplass from Fotolia.com)
Barreiras físicas
Conhecer esta barreira é particularmente importante quando se comunica com um grupo ou em uma audiência. Se a audiência o ver como distante, como quem olha por cima, inalcançável, eles não serão tão receptíveis à mensagem que está tentando compartilhar. Por exemplo, caso você esteja em um palco, aproxime-se ocasionalmente da audiência, ou a própria distância poderá passar a mensagem contrária à pretendida.
Ausência de experiência em comum
Se você utilizar termos técnicos ou uma linguagem que sua audiência não compreenda, você não os alcançará. Até um público que deveria compreendê-lo bem pode dar um retorno negativo. Nestes casos não se deve utilizar uma linguagem que seja apenas do seu nível de conhecimento e experiência, mas considerar o da plateia.
Barreiras da linguagem
"Buzzwords", jargões e gírias são palavras muito específicas. Usá-las sempre fará com que parte da audiência não entenda a mensagem, incluindo pessoas que poderiam se beneficiar da informação caso fosse apresentada de outra forma.
Barreiras de gênero
Estudos demonstram que as mulheres utilizam uma base mais regular para se comunicar. Apesar de ambos os sexos terem seu estilo de comunicação, mulheres costumam utilizar o lado direito do cérebro -- abstrato e intuitivo. Enquanto homens geralmente se comunicam com o lado esquerdo -- linear e lógico. Dependendo de sua composição, isto pode ser uma barreira. Homens e mulheres precisam aprender a se comunicar de um modo que permita ambos os sexos a receber e entender a mensagem.
Falta de credibilidade
Se ficar evidente que você está falando apenas com o conhecimento de livros, em vez de falar de sua experiência pessoal, ou se sua audiência achar que seu discurso é falso, isto criará um problema de credibilidade. O público questionará seu conhecimento sobre o que está falando. Enquanto emissor, você precisa passar confiança, não deixando suas histórias levarem a plateia a questionar sua credibilidade e autenticidade.