Contente
O braço do violão é um simples pedaço de madeira com trastes de metal. Normalmente ele é feito de ébano, carvalho ou pau-rosa. Se a madeira estiver terminada ou não, a técnica de limpeza é a mesma. Músicos sérios sabem que é preciso limpar o braço do violão com um pano seco após cada utilização para mantê-lo limpo. Uma limpeza mais complexa deve ser feita uma vez por mês para garantir que seu violão continue tocando como se fosse novo.
Instruções
Limpar o braço do violão é necessário para ficar melhor quando estiver tocando (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)-
Retire as cordas do braço soltando as tarraxas do violão e desenrolando cada corda com seus dedos.
-
Passe o pano limpo e seco no braço do violão para retirar toda a poeira e todas as marcas. Se ainda estiver sujo, limpe mais um pouco.
-
Pegue a esponja de aço e, sem fazer muita pressão, esfregue o braço em movimentos circulares. Se colocar muita força poderá arranhá-lo. Você também pode usar uma escovinha de plástico ou uma esponja normal, mas a esponja de aço é mais eficaz.
-
Limpe os trastes de metal usando o mesmo movimento circular.
-
Retire um pedacinho da esponja de aço e passe, de novo, no braço do violão se aparecer algum resíduo nele. Remova qualquer resíduo para que não entre nos captadores.
-
Passe um pouco de óleo no braço para preservá-lo. Use óleo de limão em quase todos os tipos de madeira, exceto no pau-rosa, no qual você deve usar o de tungue. Passe óleo algumas vezes por ano, garantindo uma longa vida ao braço do violão.
-
Deixe o óleo secar por seis horas e, então, coloque as cordas de volta. Você está pronto para tocar.
Dicas
- Limpe com cuidado o braço do violão para prevenir arranhões.
Aviso
- Certifique-se de usar óleo de tungue para os braços de pau-rosa.
O que você precisa
- Pano seco e limpo
- Esponja de aço
- Óleo de limão ou de tungue