Contente
A tecelagem é o jeito pelo qual diferentes tecidos são produzidos. Há vários tipos diferentes de tecelagem para diferentes objetivos. As tecelagens podem determinar a durabilidade da sua roupa e a beleza também. Determinar qual tecelagem funciona melhor para cada tipo de roupa pode evitar que peças de roupas e outros materiais desfiem.
Tecelagem (sxc.hu/runrunrun/Nate Brelsford)
História
A tecelagem de pano data desde a Idade da Pedra. Embora essas técnicas antigas não eram tão sofisticadas como são hoje, os princípios básicos foram desenvolvidos nessa época e ao longo do tempo. A maioria das tecelagens que estão em uso hoje já tinha sido inventada no século 11.
Função
A tecelagem é um padrão de estrutura que é dado ao material durante sua construção. Tecelagens diferentes podem fazer um material mais frouxo, apertado, decorado, macio ou nodoso. A tecelagem causa uma grande diferença de força e durabilidade de materiais.
Tipos
Há muitos tipos diferentes de material de tecelagem. Algumas das mais comuns incluem: liso, cetim, sarja, cesto, jacquard, rib, dobby, Oxford, Cut Pile, Uncut Pile, Double Knit e Chenille Weave.
Identificação
Identificar diferentes padrões de tecelagem não é fácil por causa de alguns tipos de material. Olhar para os padrões que são feitos pela linha e fibras ajudarão a identificar o tipo de tecido. As diferenças são tão óbvias em alguns tecidos quanto cetim e sarja. Mas, em materiais como tecido simples e sarja, as diferenças não são tão óbvias. Os tecidos são geralmente rotulados pelo o tipo de material e o tipo de tecido para ajudar os consumidores a diferenciar.
Considerações
Quando escolher tecido para comprar, é importante escolher baseando-se tanto no tipo de tecelagem como no tipo de material. Tecelagens apropriadas para estofamento podem não ser apropriadas para um vestido.