Contente
Tons, ou batidas binaurais, são o resultado audível de duas frequências levemente diferentes ao mesmo tempo. Existe alguns depoimentos, assim como pesquisas, que sugerem que esses tons podem ter um efeito no estado mental do ouvinte. Existem diversos métodos de produzir esses tons e o campo de estudo tem fascinantes ramificações para meditação e estudos do cérebro.
Ouvir tons binaurais pode aparentemente ter um efeito em estados mentais (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Visão geral
Embora haja ainda mais pesquisas a se fazer, os estudos sobre os tons binaurais mostram indícios promissores que ouvir esses sons com fones de ouvido pode afetar positivamente o desempenho humano. É possível criar os tons que estimulam as ondas cerebrais beta, teta, alfa e delta e para simular o "desempenho psicomotor e humor" dos indivíduos. Os resultados poderiam proporcionar um melhor humor, melhor concentração e resultados mais precisos orientados a tarefa.
Tons binaurais podem afetar o desempenho humano (BananaStock/BananaStock/Getty Images)Fones de ouvido estéreo
Ouvir com fones de ouvido estéreo parece ser a melhor maneira de atingir os efeitos dos tons binaurais. Uma frequência vai para o ouvido esquerdo e outra vai para o direito. Juntas, essas frequências se combinam e criam uma frequência média que está entre as duas enviadas para o ouvido esquerdo e direito. Além disso, essas duas frequências irão criar uma amplitude que aumenta e diminui entre elas. Isso cria uma batida, ou pulso constante, percebida pelo ouvido.
Ouvir música com fones de ouvido é a maneira mais eficaz para ouvir tons binaurais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Tons compostos
Quando não se usa fones de ouvido, as duas frequências já vêm combinadas. Isso parece ser um método menos eficaz de criar tons binaurais que afetam o humor. Entretanto, existem certas empresas que estão vendendo essa tecnologia ao público e fornecendo seu software para uso com ou sem fones.
Tons binaurais com caixas de som podem ser menos eficazes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Produtos comerciais
Como frequentemente acontece com novas pesquisas, várias empresas tentaram lucrar com este fenômeno. Existem aplicativos para dispositivos móveis, bem como gravações que cobrem os tons com música clássica. Os principais critérios que o consumidor deve procurar é se as frequências são enviadas separadamente através do ouvido esquerdo e direito e se elas correspondem a uma onda cerebral particular. As frequências de ondas cerebrais que têm sido estudadas e testadas são a beta, entre 16 e 24 Hz, e teta, entre 1,5 e 4 Hz.
Por uma taxa, empresas vão fornecer a você seus produtos para simular estados cerebrais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)