Contente
Um transferidor circular completo pode ser usado para medir ângulos muito abertos para um semicircular padrão. Fazer o seu de um prato de papel é um projeto artesanal que também pode ajudar alunos a entender melhor a relação entre ângulos e círculos em geral.
Instruções
Faça seu próprio transferidor de 360 graus usando um prato de papel (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)-
Escolha um prato de papel com estrias ou curvas decorativas ao redor da borda. Muitas marcas possuem exatamente 36 ou 72 seções. Nesse caso, escolha um lugar de início e marque em graus, em separações de cinco ou dez, até marcar o círculo inteiro. Caso contrário, divida 360 pelo número de seções e marque o prato de acordo.
-
Risque uma linha reta através do centro do prato, conectando a marca de grau "0" com a de "180". Alinhe a régua com as marcas de "90" e "270" graus. Faça uma linha vertical de 2 cm de comprimento começando na linha central. O ponto onde essas duas linhas se encontrarão será o centro de seu transferidor.
-
Corte com a tesoura uma forma de meia-lua acima da linha central. Os números que descrevem os ângulos deverão ser deixados no lugar. Isso produzirá uma janela de observação tornando mais fácil a medição dos ângulos. Seu transferidor estará pronto para o uso.
Dicas
- Se o seu prato de papel não tiver um acabamento de borda, amplie e imprima a imagem de um transferidor, que pode ser encontrado através dos recursos, e cole em seu prato.
O que você precisa
- Prato de papel
- Lápis
- Régua
- Tesoura