Contente
O SAS é um software de computador projetado para ajudar a gerenciar empresas, incluindo administração de dados, pesquisa de operações e estatísticas. Ele classifica variáveis como categóricas ou numéricas. Várias operações feitas para variáveis categóricas não podem ser executadas nas numéricas e vice-versa. Além disso, se você quiser mesclar dois grupos de dados que têm variáveis em comum, eles precisam ser do mesmo tipo ou ocorrerá um erro, portanto, é útil fazer essa transformação.
Instruções
-
Insira os dados. O SAS oferece várias maneiras de fazê-lo; uma das mais fáceis é através da declaração "input" (entrada) no passo "data" (dados). Se a variável de caracteres chama-se "char" e armazena os valores "1", "2" e "3", pode-se fazer como se segue:
DATA mydata ; input char $ @@; datalines; 1 2 3 1 2 3 ; run;
O "$" faz com que a variável e o "@@" nos permitam inserir vários valores na mesma variável em uma única linha. Observe que, embora a variável pareça receber números, o SAS os tratará como caracteres.
-
Converta a variável multiplicando-a por um.
DATA mydata2; SET mydata; num = char*1; run;
-
Crie um conjunto de dados final com a variável renomeada novamente, se quiser. Agora que há uma versão numérica da variável, você pode se desfazer da antiga (char) e renomear a nova (num) como "char".
DATA mydata3(drop = char); SET mydata2; char = num; run;