Contente
As fezes têm cores e texturas variadas e, geralmente, indicam o tipo de alimento que ingerimos. A maioria das alterações de cor é um sinal de algo que comemos e que passou através de nosso sistema rapidamente. Fezes sempre amareladas podem ser um sinal de doença. Procure sempre um médico para obter um diagnóstico correto.
Procure sempre um médico para obter um diagnóstico correto (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
Causa da ocorrência de fezes amarelas
Fezes amarelas são o resultado de um problema de absorção de alimento. Se isso ocorre ocasionalmente, o problema é provavelmente causado por um alimento rico em gordura e, possivelmente, desaparecerá sozinho se esse alimento não fizer parte de sua dieta regular. Mas condições onde fezes amarelas e oleosas ocorrem com frequência podem indicar problemas sérios no pâncreas, doença celíaca, cálculos biliares ou hepatite, entre outras. Isso pode ser também um sintoma de doença de refluxo gastroesofágico. É sempre aconselhável discutir a ocorrência crônica de fezes amarelas com um médico, para se obter um diagnóstico preciso e uma estratégia de tratamento.
Fezes amarelas são o resultado de um problema de absorção de alimento (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Início repentino
Reduzir ou eliminar alimentos de difícil absorção reduzirá o problema de fezes amarelas. Alimentos ricos em gordura devem ser eliminados do consumo regular, assim como o álcool, o café e o chocolate. Se o problema for somente decorrente da dieta, a adoção de alimentos suaves pode resolver o problema, sendo que alimentos mais fortes podem ser vagarosamente reintroduzidos de forma moderada. Se o início da ocorrência for repentino, mas não for um resultado da dieta, poderá indicar uma infecção bacteriana que está afetando a produção de bile, o que evita que as fezes apresentem a pigmentação marrom. Isso pode ser confirmado com um exame de sangue e resolvido com antibióticos e uma dieta balanceada.
Alimentos ricos em gordura devem ser eliminados do consumo regular (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Bebês
Bebês são constantemente monitorados para se detectar a icterícia, uma doença onde o fígado não funciona corretamente e é produzida muita bilirrubina. A maioria dos bebês (e pessoas) que contrai a icterícia apresenta olhos, pele e gengivas amareladas, além de fezes. Se estiver preocupado, procure um médico. Alguns cuidados que podem ser tomados em casa ajudam, como a exposição ao sol no início da manhã e da tarde, mas podem não resolver o problema completamente. A fototerapia é um processo médico em que luzes especiais, como as fluorescentes, são colocadas em frente à criança, ajudando na quebra da bilirrubina e na sua excreção. Em raros casos, uma transfusão sanguínea pode ser necessária.
Bebês são constantemente monitorados para se detectar a icterícia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Outras doenças
Se dieta e antibióticos não estiverem resolvendo o problema, seu médico precisará fazer uma série de testes para determinar a causa subjacente das fezes amarelas. Cada doença deve ser tratada para auxiliar o pâncreas e o fígado a funcionarem adequadamente, e para que a saúde seja restaurada. Com mais de 80 causas possíveis para o aparecimento de fezes amarelas, torna-se imperativo se obter um diagnóstico correto para resolver o problema.
Se dieta e antibióticos não estiverem resolvendo, mais testes precisarão ser feitos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)