Como tratar um gato congestionado

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 15 Marchar 2021
Data De Atualização: 16 Poderia 2024
Anonim
Como Tratar um Gato com nariz Entupido
Vídeo: Como Tratar um Gato com nariz Entupido

Contente

Infecções respiratórias são bastante comuns em gatos. Assim como as pessoas, eles podem entrar em contato com um vírus altamente contagioso e apresentar sintomas de gripe ou resfriado. Os sintomas de congestionamento incluem tosse, espirros, olhos lacrimejantes e, em alguns casos, dificuldade para respirar. A condição geralmente não é grave, mas os filhotes e idosos são mais sensíveis e devem ser levados a um veterinário imediatamente. As informações a seguir irão ajudá-lo a tratar um gato congestionado.


Instruções

Infecções respiratórias são bastante comuns em gatos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Mantenha o seu gato seco e quente dentro de casa. Assim como nos seres humanos, o frio e a umidade podem agravar os problemas respiratórios. Manter o seu animal aquecido ajudará no processo de cura natural. Coloque cobertores na cama do seu gato e nos locais onde ele gosta de tirar um cochilo pela casa.

  2. Estimule o apetite do seu gato com rações úmidas. Gatos congestionados muitas vezes perdem o apetite. Em parte, porque ele não consegue sentir muito bem o cheiro. O alimento molhado costuma ter um cheiro mais forte e atrairá mais facilmente o gato. É importante que o animal esteja forte para que seu organismo possa combater o vírus. Também é importante que ele se mantenha hidratado. Mantenha a tigela cheia de água fresca para incentivar a hidratação.


  3. Adquira antibióticos para o seu gato com o veterinário. De acordo com VetInfo.com, 90% das infecções respiratórias felinas são virais. Mesmo que os antibióticos não matem o vírus, o medicamento afastará as infecções bacterianas secundárias. Isso é importante uma vez que o gato estará mais susceptível a infecções bacterianas enquanto seu sistema imunológico estiver combatendo o vírus. Prevenir infecções bacterianas ajudará seu gato a melhorar mais rápido. Além disso, se seus olhos ficarem vermelhos e irritados, solicite ao veterinário que prescreva um colírio para tratar quaisquer infecções oculares.

  4. Instale um umidificador perto da cama do seu gato. O Maryland SPCA recomenda o uso de um umidificador para confortar o animal. Semelhantes aos seres humanos, os gatos congestionados apresentarão os orifícios nasais inflamados e doloridos, logo, aumentando o nível de umidade do ar, você reduzirá um pouco da irritação do animal. Os veterinários também recomendam o uso de descongestionante nasal humano para aliviar o desconforto e sintomas nasais. Sempre verifique com seu veterinário a dosagem adequada para seu gato.


  5. Mantenha a vacinação do seu gato em dia. Existem várias doenças felinas que se manifestam durante os problemas respiratórios. Elas podem ser muito graves, especialmente se passarem despercebidas. Se o seu animal não é vacinado, não tomou o reforço e tiver contato com outros gatos, por favor, leve-o ao veterinário.

O que você precisa

  • Cobertores
  • Água fresca
  • Comida de gato úmida
  • Umidificador
  • Antibióticos
  • Colírios prescritos
  • Descongestionantes nasais em gota