Como tratar a pele irritada

Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 8 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
10 dicas para cuidar da pele irritada!
Vídeo: 10 dicas para cuidar da pele irritada!

Contente

Introdução

Vermelhidão no rosto, coceira nos braços ou pele constantemente ressecada. Tudo isso pode ser fruto de uma pele irritada, cujas causas podem ser várias: desde excesso de exposição ao sol, alergias até uma infecção bacteriana ou provocada por fungos. Portanto, cuidado e observação nunca são demais. Dependendo da intensidade da irritação, procurar um especialista é o mais indicado. No entanto, há formas de amenizar o problema com soluções simples.


Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images Guardar

A pele: um escudo natural

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), nossa pele funciona como um escudo. É uma proteção contra bactérias, fungos, produtos químicos e fatores ambientais. As secreções de sebo e suor funcionam como uma capa de proteção natural. Por isso, atenção redobrada com a pele dos idosos e dos bebês: por serem mais finas, absorvem com mais facilidade qualquer tipo de substância, inclusive as tóxicas e mais abrasivas.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images Guardar

Causas

A doutora em dermatologia e diretora da Biblioteca da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD Nacional), Denise Steiner, explica que, quando a pele está irritada, significa que há algum tipo de inflamação, deixando o metabolismo acelerado. Há também vasodilatação (processo de dilatação dos vasos sanguíneos), por isso ocorre vermelhidão na pele. Produtos químicos, desidratação, noites mal dormidas são também causas da irritação da pele.


Visage/Stockbyte/Getty Images Guardar

Água

Beber água pode ser a forma mais primária e natural possível de cuidar e evitar irritação na pele. Não subestimem o poder dessa bebida: a água oferece energia ao cérebro e também ajuda a limpar as impurezas do sangue, diluindo o excesso de ureia e toxinas, ajudando os rins a trabalharem com mais eficiência. Observar se a urina está clara e translúcida é um bom parâmetro para confirmar se está ingerindo a quantidade necessária de água. Além disso, beber uma boa quantidade de líquido ajuda no transporte de nutrientes pelo sangue, tornando o organismo mais resistente às infecções.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images Guardar

Cremes corporais

A doutora em dermatologia e diretora da Biblioteca da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD Nacional), Denise Steiner, explica que a pele hidratada é a melhor forma de proteção. “A pele tem que produzir substâncias chamadas ceramidas e hidratantes naturais. Ela tem por si só o manto hidrolipídico, que é a mistura de água mais gorduras naturais”, diz. A médica alerta também que o mais importante é utilizar um creme hidratante adequado ao tipo de pele. Ela pontua que pessoas com pele oleosa e acneica devem usar hidratantes em forma de gel.


Jupiterimages/Comstock/Getty Images Guardar

Produtos naturais

Há procedimentos simples que você mesmo pode realizar. Ao perceber que a pele está irritada, é necessário evitar produtos agressivos à epiderme. O mais adequado, segundo a dermatologista, é usar produtos mais naturais: sabonetes neutros e cremes calmantes, por exemplo. Evite loções que contenham parabeno ou derivados de petróleo, como óleo mineral e parafina líquida.

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images Guardar

Outras alternativas

No mercado de cosméticos, existe uma enorme diversidade de produtos para cuidar da pele irritada. Há inclusive um soro para tratamento de peles sensíveis ou irritadas por algum motivo passageiro (depilações, por exemplo), conforme informações da revista Estilo, da Editora Abril. O produto não contém óleo, mas possui substâncias anti-inflamatórias, como extrato de pepino.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images Guardar

Direto da natureza

Ervas comuns no quintal de casa também podem funcionar. Que tal preparar uma infusão com alfazema, rosa, calêndula e camomila? Essas plantas acalmam e ajudam na cicatrização da pele. Mas se você não tiver todas essas ervas, faça apenas um chá de camomila. Aproveite o saquinho do chá e deixe-o na geladeira. Ao fazer a barba ou depois da depilação, faça compressas com o líquido gelado. O chá verde gelado, com suas propriedades anti-inflamatórias, também é outra opção.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images Guardar

Aveia

Se você tiver aveia na despensa, não hesite em usá-la. Seja em grãos ou em flocos, esse cereal contém propriedades que ajudam a acalmar a pele. Se preferir, bata o grão no liquidificador e, em seguida, faça uma pasta com um pouco de água. Passe na pele e deixe agir por alguns minutos. Depois, é só enxaguar.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images Guardar

Mel

Nada como uma tarde de relaxamento no conforto de sua casa. Aproveite esse momento para fazer uma máscara de mel e passar na pele. A substância tem efeito hidratante e, se você misturar um pouco de aveia, consegue, em pouco tempo de preparação, uma loção hidratante de ótima qualidade. É bom lembrar que o efeito de máscaras ou loções caseiras é de curto prazo. Caso a irritação perdure, é sempre adequado procurar a ajuda de um médico.