Contente
Tubarões para aquários domésticos são geralmente muito pequenos e acabam não crescendo muito, pois precisam de grandes volumes de água para nadar, serem saudáveis e sobreviverem. Ou você instala um tanque enorme para um tubarão grande ou um aquário comum para um tubarão menor. A última alternativa geralmente dá mais certo.
A maioria dos tubarões do oceano é grande demais para aquários domésticos (shark image by Timothy Lubcke from Fotolia.com)
Tubarão bala
O tubarão bala é um peixe muito pequeno que atinge cerca de 30 cm de comprimento. Tem olhos grandes, coloração prateada e terminações pretas em suas nadadeiras. Devem ser mantidos em grupos de 6 ou mais, pois é a quantidade que deixa a espécie mais confortável. Apesar de amplamente conhecidos como tubarões de água doce, o são apenas em nome, pois fazem parte da família das carpas. Vivem melhor em águas entre 22 e 27,5º C.
Tubarão de cauda vermelha
Tubarões de cauda vermelha são peixes pequenos de corpo preto e caudas avermelhadas. Atingem até 15 cm de comprimento, vivem em água doce e são também bastante agressivos e territorialistas. Não são tecnicamente tubarões, sendo parentes dos vairões. São, no entanto, perfeitos para aquários menores, pois não precisam de tanta água. Isso é importante para assegurar que eles sobrevivam e possam nadar livremente.
Tubarão de chifre
Esses peixes são realmente tubarões, de tamanho reduzido e que vivem em água salgada. Podem viver confortavelmente em um aquário doméstico de volume maior. É um pouco difícil cuidar desses peixes, como também o são todos os tubarões, carecendo de reais conhecimentos de manutenção de aquários e níveis de acidez. Eles irão comer qualquer crustáceo ou molusco no aquário e atingem um comprimento de 40 cm. Geralmente têm dificuldades para se acostumar a novos tanques e ambientes, devendo ser alimentados com camarões, pequenos peixes e vieiras.