Contente
O umbigo está no centro de seu abdômen. A dor de ambos, umbigo e abdômen, terá os mesmos sintomas e causas. Existem vários sintomas que acompanham e possíveis causas dessa dor. Algo tão simples como gases ou tão graves como apendicite. Estes sintomas podem ser leves ou graves. Fale com o seu médico se estiver sentindo dor severa.
Pode existir diversas causas de dor no umbogo e no abdômen (bauch image by Stefan Häuselmann from Fotolia.com)
Umbigo e dor abdominal
Qualquer dor que você sente em torno de seu umbigo pode ser um indicador de uma condição abdominal mais grave. De acordo com Health Blurbs, "se você estiver sentindo dor intensa, afiada, com sensibilidade em torno do seu umbigo, é preciso procurar um médico imediatamente".
Descrevendo a dor
Dor abdominal ou no umbigo pode ser aguda ou crônica, e pode ser descrita como cólica, queimação, torturante, maçante, intenso, intermitente, progressiva, aguda ou constante. A dor pode ser localizada em qualquer ponto da região abdominal.
Causas
Pode haver muitas causas de dor abdominal ou no umbigo, incluindo apendicite (inflamação do apêndice), bloqueio intestinal ou obstrução, colecistite (inflamação da vesícula biliar), constipação crônica, diverticulite (inflamação de uma bolsa anormal na parede intestinal), alergia alimentar, intoxicação alimentar, azia, pedras nos rins, intolerância à lactose, pancreatite (inflamação do pâncreas) e peritonite (infecção do revestimento abdominal). Outra causa com potencial risco de vida da dor abdominal pode ser um aneurisma aórtico abdominal, que é o sangramento ao longo da parede da aorta (a artéria principal que sai do coração).
Exames e testes
Para diagnosticar a causa de sua dor abdominal ou no umbigo, os médicos podem realizar os seguintes exames: laboratoriais (incluindo hemograma, enzimas hepáticas, enzimas pancreáticas e urina), raios-X da região abdominal, ultrassom abdominal, tomografia computadorizada, ressonância magnética, bário, raios-X ou um enteroscopia cápsula. Procedimentos endoscópicos que podem ser realizados incluem uma EDA (endoscopia digestiva alta), colonoscopia, ultrassonografia endoscópica ou enteroscopia de balão.
Tratamento
A causa da dor abdominal ou no umbigo vai determinar o curso do tratamento que você recebe. Por exemplo, se você é diagnosticado com apendicite, seu médico poderá necessitar remover cirurgicamente seu apêndice.
Prevenção
Há várias coisas que você pode fazer para evitar a dor abdominal ou no umbigo. Estas incluem evitar alimentos oleosos ou gordurosos, beber muita água, comer pequenas refeições, fazer exercícios regularmente, limitando os alimentos que produzem gases e certificando-se de se sentar ereto por pelo menos 30 minutos depois de comer para evitar azia.