Como deve ser usado o medicamento Efexor

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 19 Junho 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
VENLAFAXINA, PARA QUE SERVE E INDICAÇÕES [ESPECIAL] | DR. TONTURA E DRA. MARIA FERNANDA
Vídeo: VENLAFAXINA, PARA QUE SERVE E INDICAÇÕES [ESPECIAL] | DR. TONTURA E DRA. MARIA FERNANDA

Contente

O antidepressivo Efexor (venlafaxina) é um inibidor seletivo da recaptação da serotonina e da noradrenalina (ISRSN) usado para tratar depressão, distúrbio de ansiedade social ou generalizada e transtorno do pânico. O médico ou farmacêutico devem orientar que o Efexor precisa ser engolido inteiro e ingerido com alimentos, juntamente com um copo de água, aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Para decidir se é melhor tomá-lo de manhã ou à noite, há alguns aspectos importantes a serem considerados.


O Efexor é um inibidor seletivo da recaptação da serotonina e da noradrenalina

Se o Efexor causa excitação ou cansaço

Em algumas pessoas, o Efexor provoca efeitos colaterais como insônia e sonhos estranhos. Se houver essa reação ao medicamento, é melhor tomá-lo pela manhã, assim os efeitos colaterais já terão diminuído à noite.

Para outros, o Efexor pode ter um efeito sedativo, causando sonolência durante o dia. Alguns médicos recomendam tomá-lo à noite para que o paciente durma enquanto há a sensação de cansaço.

Talvez seja preciso tentar tomar o Efexor pela manhã e à noite para decidir que hora do dia é mais conveniente.


O Efexor pode causar sonolência durante o dia

Interações medicamentosas

O médico pode recomendar o uso do Efexor pela manhã ou à noite para evitar interações medicamentosas. Alguns remédios - incluindo medicamentos que não precisam de prescrição, vitaminas, suplementos nutricionais e fitoterápicos - podem afetar o seu funcionamento. Uma condição potencialmente fatal, chamada síndrome da serotonina, pode ocorrer quando o Efexor é tomado com outras medicações que afetem a serotonina. É preciso comunicar ao médico sobre o uso de alguns medicamentos, como aqueles para tratar enxaqueca (conhecidos como triptanos), inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina (ISRSN), lítio, tramadol, erva-de-são-joão, IMAOs (incluindo linezolida, um antibiótico) e suplementos de triptofano.


O uso de Efexor junto com outras medicações pode provocar interações medicamentosas

Tome o Efexor todos os dias

Independentemente de tomar o Efexor no café-da-manhã ou no jantar, o mais importante é tomá-lo consistentemente todos os dias para poder alcançar mais benefícios com menos efeitos colaterais. Sintomas de descontinuação - como desconforto físico, alterações de humor e distúrbios sensoriais - podem aparecer até mesmo quando se pula algumas poucas doses. Para deixar de tomar o Efexor, um médico dará orientação de como baixar gradualmente a dosagem diária. Reduzir a dose ao longo de semanas ou meses ajuda a minimizar os sintomas de descontinuação.

É importante tomar a medicação todos os dias