Vidro temperado versus laminado para uso residencial

Autor: John Pratt
Data De Criação: 18 Janeiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Vidro laminado X Vidro temperado - Entenda as diferenças
Vídeo: Vidro laminado X Vidro temperado - Entenda as diferenças

Contente

Os vidros laminados e temperados são comuns em aplicações residenciais e aparecem como parte de móveis, portas e janelas. Ambos são bem mais resistentes do que o vidro anelado comum, e ambos são vidros de segurança. O vidro laminado é mais seguro do que o temperado, que é melhor para aplicações internas, como em armários e portas internas.


O vidro laminado e o temperado foram feitos para prevenir ferimentos caso quebrem (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Sobre o vidro temperado

O vidro temperado começa como vidro anelado e é, então, cortado no tamanho desejado antes de ser tratado. Após o corte, o vidro é posto em um forno de temperar, no qual é aquecido até que chegue em seu ponto de amolecer e, então, é resfriado rapidamente através de ar que vem de bicos que ficam em diversos pontos do forno. As bordas do vidro resfriam mais rapidamente do que o centro, que continua tensionado enquanto as bordas se comprimem. Dessa forma, o vidro temperado possui de quatro a cinco vezes mais resistência do que o vidro comum de mesma espessura.

Sobre o vidro laminado

O vidro laminado é feito através da aplicação de camadas de polivinil butiral, ou PVB, entre duas ou mais camadas de vidro. O PVB age como selante, e aumenta a resistência do vidro, pois mantém sua forma mesmo em caso de quebra, eliminando o risco de milhares de pequenos pedaços se estilhaçando. A camada central de PVB pode ser de diferentes espessuras, sendo que as camadas mais grossas resultam em mais resistência.


Segurança

O vidro temperado não foi feito para resistir à quebra, mas sim para prevenir ou minimizar os ferimentos, pois ele se estilhaça em milhares de pequenos pedaços sem ponta, em vez de virar cacos de vidro afiados. Em termos de segurança residencial, o vidro temperado não é ideal, pois quebra facilmente e sem fazer barulho. O vidro laminado é mais difícil de quebrar pois, ao receber o impacto, a camada de PVB fica no interior da moldura e os fragmentos de vidro continuam aderidos a ela. Assim, ele é difícil de se quebrar sem barulho, e os cortadores de vidro não conseguem cortá-lo a partir do lado de fora.

Usos residenciais

O vidro temperado costuma ser usado em portas de pátios ou em janelas grandes, pois se quebrar, o risco de ferimentos é menor. Ele costuma ser usado em boxes de banheiro, muros de divisórias internas, em escadas e em móveis, como mesas de topo de vidro e armários. O vidro laminado é usado com mais frequência do que o temperado em janelas e portas, pois oferece mais segurança contra invasões. Ele também é comum em portas de armários, divisórias e luminárias elevadas.