Contente
- Prepare o caldo da cana
- Adicione o fermento
- Deixe o álcool se formar
- Adicione o vinagre não pasteurizado
- Espere pela fermentação
- Engarrafe seu vinagre
O vinagre existe há séculos e suas muitas variedades contêm vitaminas, minerais e nutrientes. Ele, na maioria das vezes, é usado em alimentos, mas também tem utilizações medicinais e domésticas. O vinagre de cana é comum na culinária filipina. Conhecido pelo seu sabor doce e suave, é delicioso em saladas, pratos principais e sobremesas, podendo ser feito a partir de talos de cana fresca ou com o suco da cana de açúcar engarrafado.
O vinagre de cana é completamente natural (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Prepare o caldo da cana
A cana fresca deve ser lavada antes de usar. Esmague cada talo para remover todo o suco. Você também pode usar suco de cana de açúcar preparado. Coloque o suco extraído em um copo ou marmita de aço inoxidável e leve o suco de cana para ferver.
Adicione o fermento
Adicione 1/4 de fermento para cada 28,5 ml de suco de cana de açúcar e mexa bem a mistura com uma colher de pau. Coloque a mistura em jarros de cerâmica e cubra-os com um pano seco ou toalha.
Deixe o álcool se formar
Mantenha os frascos em um lugar escuro por duas semanas para permitir que o suco fermente em álcool. Coe o líquido fermentado para separá-lo do fermento.
Adicione o vinagre não pasteurizado
Adicione uma parte de vinagre não pasteurizado para quatro partes da mistura de cana fermentada. Se você não possui vinagre não pasteurizado em casa, pode adquirir em uma loja de alimentos naturais. Mexa bem a mistura com uma colher de pau. Cubra os frascos com um pano limpo por uma a duas semanas, agitando duas vezes por dia.
Espere pela fermentação
Deixe a mistura a fermentar de quatro a seis semanas. O período de tempo depende do gosto pessoal; quanto mais tempo fermenta, mais forte será o sabor.
Engarrafe seu vinagre
Uma vez que a fermentação estiver completa, coe o vinagre em frascos de vidro com tampas apertadas.