Contente
Nós vivemos em uma sociedade violenta, onde matar e ferir as pessoas com armas de fogo acontece regularmente. Ser vítima de um tiro interrompe imediatamente a vida de alguém física, mental e emocionalmente. Aprender a lidar com essa experiência traumática logo no início pode ajudar a pessoa a ter uma recuperação sólida.
Instruções
Como lidar com um ferimento de tiro-
Procure por sentimentos de depressão, ansiedade e raiva depois do tiro. Estes sentimentos, considerados normais, devem passar por seu processo natural de luto e de cura.
-
Mantenha consultas médicas agendadas. É importante continuar com as consultas e realizar cirurgias de seguimento, se necessário, para minimizar o ferimento da bala.
-
Continue tomando os medicamentos prescritos. Proteja-se contra o consumo de álcool e drogas ilícitas para conter a dor.
-
Procure terapia para um bem-estar psicológico e emocional, especialmente se você tiver problemas para comer, dormir e interagir com as pessoas. Peça ao seu médico ou hospital por uma recomendação e encaminhamento.
-
Fale abertamente sobre seus problemas com a família, amigos ou padre. Você precisa da oportunidade de expressar sentimentos e não abrigá-los dentro de si. Seus entes queridos também precisam ajudá-lo e apoiá-lo.
-
Esforce-se parar colocar a experiência traumática para trás ao ocupar o tempo de uma maneira positiva. Concentre-se no futuro. Encontre coisas agradáveis para fazer, como hobbies, assistir filmes, ler e visitar amigos e familiares.
-
Lembre-se, o ferimento da bala eventualmente é curado, por isso, seja flexível e paciente.
Dicas
- As pessoas com ferimentos de bala reagem de forma diferente. Algumas sofrem poucos problemas, enquanto outras sofrem muito tempo depois que a ferida física tenha se curado. Resolva cada revés através de um sistema de apoio.