O que é ablação endometrial histeroscópica?

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
O que é ablação endometrial histeroscópica? - Artigos
O que é ablação endometrial histeroscópica? - Artigos

Contente

A ablasão endometrial é um procedimento cirúrgico que remove o endométrio, ou o revestimento do útero, de acordo com a Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva. Ela pode ser feita sob a guia de um histeroscópio, um fino aparelho telescópico que permite que os cirurgiões vejam dentro do útero.


A ablasão endometrial é a cirurgia para remover o revestimento interno do útero (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Razões para o procedimento

Algumas mulheres sentem períodos menstruais fortes ou prolongados que não respondem à medicamentos. A ablasão endometrial pode controlar o sangramento sem alterar os hormônios ou remover o útero.

O procedimento

Durante o procedimento, o histeroscópio é inserido no útero através da vagina, e o revestimento endometrial é destruído com calor, congelamento ou corrente elétrica. Este procedimento é tipicamente realizado sob anestesia geral.

Recuperação

O efeito colateral pós-cirúrgico mais comum são cólicas, um corrimento aquoso durante três dias e frequente urinação nas primeiras 24 horas, de acordo com o congresso Americano de Obstetrícia e Ginecologia.


Resultado

A maioria das mulheres sentem menstruações mais leves, ou a completa ausência da menstruação depois do procedimento, embora os efeitos possam levar vários meses para serem notados.

Considerações

As mulheres que estão grávidas ou recentemente tiveram um filho, aquelas com câncer uterino ou infecção no útero, e mulheres com revestimento anormalmente fino não são boas candidatas para esse procedimento.