Contente
Afiar eletrodos de tungstênio é uma forma de prevenir que o arco da solda TIG permaneça pequeno e simétrico. Se alguém tentar fazer o serviço com um eletrodo de tungstênio cego, a solda sairá mal feita e ficará fora do devido lugar. Além disso, o eletrodo começará a formar arcos na solda e ficará grudando na peça. Felizmente, é fácil afiar esse tipo de equipamento. Faça isso e você terá certeza de que cada emenda soldada ficará perfeita.
Instruções
É preciso que os eletrodos de tungstênio estejam afiados para fazer solda TIG (welding image by glgec from Fotolia.com)-
Coloque seus óculos de proteção e luvas de soldagem. Remava o eletrodo de tungstênio da tocha da máquina e ligue o moto esmeril.
A forma mais rápida de afiar um eletrodo de tungstênio é utilizando um o moto esmeril (old grinding wheel image by Jim Mills from Fotolia.com) -
Segure o eletrodo contra o moto esmeril sem fazer muita força, porque o desgaste é rápido. Por isso, não há necessidade que colocar muita pressão sobre a peça. O eletrodo deve ficar posicionando num ângulo de 15 graus paralelos em relação ao moto esmeril. O ideal é que o eletrodo fique com a mesma aparência de antes e pontiagudo como um lápis que acabou de ser apontado.
-
Vá girando o eletrodo entre seus dedos à medida que ele estiver sendo afiado. Mantenha o ângulo de 15 graus. Continue com esse processo até que a ponta esteja bem afiada. A parte estreita do eletrodo afunila cerca de 3,8 cm a partir da ponta.
-
Verifique de vez em quando se está tudo indo bem. Assim que você achar que o eletrodo está bem afiado, limpe a ponta dele com um pedaço de estopa para remover quaisquer detritos. Depois disso sua ferramenta estará pronta para uso novamente.
O que você precisa
- Moto esmeril
- Óculos de proteção
- Estopa