Contente
As infecções renais em cães podem, às vezes, ser tratadas com antibióticos. No entanto, é possível que esses medicamentos causem mais males do que benefícios, sobrecarregando o sistema imunológico do animal ou até mesmo impedindo o funcionamento de seus rins. Outros tratamentos para problemas renais devem ser considerados antes de utilizar antibióticos.
Os antibióticos podem ser usados para o tratamento de infecções renais em cães, mas com riscos sérios envolvidos (Image by Flickr.com, courtesy of off to London for a while) (Kathleen Conklin)
Bactérias
Os antibióticos são utilizados para matar bactérias, o que significa que eles eliminam as bactérias benéficas e nocivas no corpo do cão.
Infecção
Se os rins do cão forem infectados por bactérias, um antibiótico pode ser prescrito para matá-las. Esses medicamentos também podem ser utilizados para eliminar outras infecções bacterianas no corpo enquanto os rins forem afetados.
Tipos
A tetraciclina, a gentamicina e a amicacina são alguns dos nomes comuns associados a antibióticos para tratamentos renais. No entanto, todos eles envolvem riscos sérios.
Riscos
O tratamento dos rins por meio de antibióticos pode provocar a insuficiência renal. Se o cão já tiver problemas renais, os antibióticos podem se acumular em seu corpo.
Outros tratamentos
Em vez de correr o risco de usar antibióticos, é possível em certos casos tratar os problemas renais por meio de injeções de fluidos e mudanças na dieta. Os donos do cão devem sempre consultar um veterinário para determinar o melhor tratamento para problemas graves como as infecções renais.