Contente
Testamento (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Encontrar o testamento
O tempo para ler um testamento pode depender muito da facilidade ou dificuldade de encontrá-lo. Quando uma pessoa vai a óbito, uma das primeiras medidas legais a ser tomada é procurar pela existência de um testamento. Algumas pessoas o deixam em uma gaveta, outros, em um cofre, no gabinete de arquivos e até mesmo com um amigo. Como nem sempre é fácil localizá-lo, sua leitura pode ser adiada por vários dias, semanas ou meses, até que os últimos desejos do finado sejam encontrados.
Pessoas no testamento
Uma vez que o testamento tenha sido localizado, procura-se por nomes, no documento. As pessoas ali mencionadas devem ser notificadas, o que pode adiar as definições. Além disso, um advogado vasculhará o documento, certificando-se de que tudo tenha ligação jurídica. Como por exemplo: certificar se a assinatura do falecido foi posta na parte inferior do testamento; se um herdeiro, ou herdeira, foi explicitamente nomeado; se as testemunhas não-beneficiárias assinaram o documento; e se o testamento foi rotulado pela pessoa falecida. Outros requisitos legais também são verificados, antes de qualquer leitura oficial.
Ler o testamento
Uma vez que os mencionados (por nome) foram localizados e notificados, e o testamento foi verificado quanto a sua legalidade, o documento é lido para os seus beneficiários. E então, as instruções deixadas nele, incluindo a distribuição dos bens do falecido, são realizadas. Lembrando que a leitura oficial do testamento, com os beneficiários reunidos em um escritório de advocacia, não é estritamente necessária.